Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho da disciplina de química aborta o seguinte tema: evolução do modelo atómico onde, vou citar as obras pelos autores abaixo referenciados onde encontramos o John Dalton (1766-1844) considerado como pai da teoria atómica onde ele disse que os átomos são partículas indivisíveis e indestrutível enquanto o Thonson (1766-1844) disse que o núcleo atómico é uma esfera decarga elétrica positiva que possui eletrões incrustados na superfície, o Rutherford (1911) disse que núcleo atómico, com carga e eletrões descrevem orbital em redor do núcleo, Niels Bohr (1913) desse núcleo atómico, com carga positiva e o eletrões em orbital circular de energia quantizada. O trabalho esta organizado em índice, introdução, desenvolvimento , conclusão e bibliografia.

Evolução domodelo atómico
O modelo atómico actual diz que o átomo é uma partícula constituída por um núcleo onde se encontram os protões P+( constituídos por carga positiva) e neutrões N ( sem carga) e por uma electroesfera ( ao redor do núcleo) onde se encontram os electrões e-( constituídos por cargas negativas).
Na evolução do átomo foi muito debatida ate os dias de hoje. Vários cientistasenvolveram-se no estudo do átomo ate se chegar ao modelo actual.
Modelo atómico de Dalton
O cientista inglês John DALTON (1766-1844) considerado como pai da teoria atómica afirmava que o átomo era a menor das partículas que constituíam a matéria. O seu modelo atómico apresentou em 1808. Onde ele comparava o átomo como uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga e oseu modelo atómico passou a ser chamado como ” modelo da bola de bilhar”.
A teoria de Dalton pode resumir-se em seguintes princípios:
* Os átomos são partículas reais, descontinuas e indivisíveis da matéria e permanecem inalterados nas reacções químicas
* Os átomos de um mesmo elemento são iguais e de peso invariável.
* Nas reacções químicas, os átomos não são criados nemdestruídos, somente se modifica a sua distribuição.
* O peso do composto e igual a soma dos pesos dos átomos dos elementos que constituem.
* Os átomos de elementos diferentes entre se.
Modelo Atómico de THONSON
Um físico inglês John THOMSON (186-1940) fez a pesquisa sobre os raios catódicos demonstrou estes podem ser interpretados como um feixe de partícula de carga negativa. E depoisentão os deu o nome de electrões. O electrão, foi assim, a primeira partícula sob atómica a ser descoberta.
Ele foi primeiro cientista a propor um modelo para a constituição do átomo, após ter descoberto a existência do electrão e também ele admitia que os átomos eram partículas electricamente neutras.
Em 1904-1907, Thomson imaginou o átomo como sendo uma enorme esfera com carga positivadistribuída uniformemente estando os electrões dispersos no seu interior em número suficiente para que o átomo fosse electricamente neutro.
Com base nas suas conclusões Thomson eliminou com o modelo de átomo indivisível e apresentou o seu modelo, denominado de ”modelo de pudim de passas” onde tratava-se de uma massa contínua positiva nelas era possível encontrar as partículas negativas e os eletrões.Modelo atómico de RUTHERFORD
Em 1911 SIR ERNEST RUTHERFORD Rutherford efetuou uma experiencia onde uma lamina de ouro, muito fina, foi bombardeada por partículas alfa (positivas) depois, concluiu que o raio do átomo era 10.000 vezes maior que o do núcleo.
Então em 1911 surgiu, o modelo do átomo nucleado. Segundo este modelo o átomo era composto de um núcleo central de carga positiva e este eramuito pequeno, mas com grande concentração de massa, e uma eletrosfera muito maior do que o núcleo porem com uma massa muito pequena.
Nessa electrosfera ficavam os eletrões (carga negativa). Baseado na descoberta de sua radioactividade, sugeriu que o átomo deveria ser formado por uma esfera positiva, não maciça e "incrustada" de electrões, de modo que a carga total fosse nula.
Modelo atómico...
tracking img