Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Educação – FE
Disciplina: Sociologia da Educação
Prof. Dr. Carlos A. L. de Sousa
Aluno: Petrus Toscanelli Matrícula: 11/0038975

Educação do Brasil:
Antes arte do que tarde!

INTRODUÇÃO:
Nesse trabalho de pesquisa exploratória serão desenvolvidos argumentos à luz das teorias de Durkheim, Marx e Weber sobre a questão colocada pelarevista “Caros amigos” que é: educação o que fazer para tirar o Brasil do atraso, fazendo conexão ao fato relatado na revista “Veja” sobre a educação de qualidade e baixo custo para milhões sendo o verdadeiro segredo dos chineses alcançarem o topo do ranking de qualidade educacional. Fazendo, então, a pergunta de se é os fatos sociais gerados pela cultura chinesa que contribuíram para esse quadro?Sendo respondida na conclusão do referida pesquisa exploratória.

DESENVOLVIMENTO:
Na sociedade há fatos sociais que geram fenômenos que dão em seu interior fazendo que cada pessoa desempenhe certo tipo de papel, compromissos que acarretam deveres que estão fora do sujeito, ditados muito pela cultura. Para que isso ocorra tem que ter um mediador e, na maior parte das vezes, é feito pelaeducação.
No Brasil tem se preocupado há bastante tempo com a educação que é oferecida nas escolas, principalmente nas públicas que abrange a grande parcela na população. Na revista “caros amigos” em sua edição especial no ano de 2011 em 30 de maio, relata o tema em sua capa “Educação: o que fazer para tirar o Brasil do atraso”. Trabalhando argumentos que tratam da má conduta que o Brasil leva com aEducação pública e até mesmo a particular, tentando buscar ainda em pleno século XXI destinar mais de 10% do PIB para o setor, investir na capacitação e na remuneração dos professores e entre outros problemas conhecidos.
Quando começa por investigar qual deva ser a educação ideal, é porque se aprova que os sistemas educativos nada têm de real em si mesmo. Para que haja educação tem que se ter umageração de adultos e outra de crianças e jovens, e que uma ação seja exercida pela primeira sobre a segunda. Sendo que cada classe social possui a sua educação.
Em uma sociedade onde se predomina a seleção social, que é os relacionamentos das chances que os indivíduos na vida. A educação exerce grande influencia para que isso aconteça, uma seleção social. Onde o destino final, que é o cursosuperior, é somente conseguido pela pequena parcela da sociedade, que é constituída pela elite brasileira detentora de maior status e poder utilizam-se da educação como uma porta para melhorar o seu status.
Então, entra a questão: qual é a finalidade da educação? Segundo uma ideia que é bastante retratada no mundo atual é de nivelar a desigualdade promovendo um êxito do indivíduo e gerar um bem estarsocial. Porém, não é vista na prática, pelo contrário parece que é para aumentar ainda mais a desigualdade social. Na verdade, a educação é como a grade parcela dos direitos, o direito da desigualdade, e principalmente a educação popular que é responsabilidade do Estado, esse fato só se agrava.
Em cada época, cada sociedade possui um sistema de educação apreciado pelos diferentesacondicionamentos políticos, que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Sendo que todo o passado da humanidade contribuiu para estabelecer esse conjunto de princípios que dirigem a educação de hoje. Atualmente, no sistema capitalista, a educação é colocada como racional-legal, onde há a necessidade da formação de funcionários especializados.
No sistema patrimonialista, a educação tem o estilode uma formação cultural literária e intelectual, limitada a um grupo de indivíduos. Esse sistema era vigente até o séc. VII na China, e atualmente ela é dita comunista, mas com ações capitalistas. Na revista “Veja” publicada em 21 de Dezembro de 2011 teve o tema como tema principal em sua capa: “A arma secreta da China”, relatando a qualidade da educação e o baixo custo para milhões é o...
tracking img