Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução

O petróleo é um produto de fundamental importância para o mundo atalmente, ele vem sendo utlizado pelo homem há muito tempo, sendo denominado historicamente com vários nomes e aplicações, dependendo da época e do local onde o usavam. Além de betume e asfalto, ele foi também chamado de alcatrão, lama, resina, azeite, nafta da Pérsia e ate de óleo de são Quirino.Segundo a Bíblia, Noé calafetou sua Arca com asfalto, material usado na Antiguidade para essa e outras finalidades em várias regiões do Oriente Próximo. No Egito, usavam o petróleo para embalsamar os mortos e calafetar pirâmides. Ele foi empregado também como medicamento no século 19. Depois, com o refinamento desse produto, surgiram várias outras aplicações como, por exemplo, sua utilização nailuminação pública. Atualmente existem mais de 6 mil produtos derivados do petróleo, produtos que vai do copinho de café a gasolina usada no carros.
Antigamente, todo o petróleo utilizado vinha de reservatórios rasos, que brotavam na superfície, pois s quase nenhuma técnica ou esforço era necessária para a extração. Foi somente no século 19, quando a procura por esse produto começou a ficarmaior, que novas técnicas foram desenvolvidas para a extração do óleo em reservatórios mais profundos. Para isso, novas empresas especializadas foram criadas e desde então a busca por uma maior quantidade de óleo retirado e um maior alcance em reservatórios de difícil acesso não parou.
O petróleo ainda no reservatório é chamado de óleo cru, sendo uma mistura de hidrocarbonetos e outrassubstâncias, cuja composição exata é difícil de determinar. Os petróleos com cadeias de hidrocarbonetos mais longas são chamados de óleos pesados, já os de cadeias menores são conhecidos como leves e a depender do reservatório pode ser predominantemente pesado ou leve, isso vai ser de acordo com basicamente o local do reservatório e dos processos iniciais de sua formação, é preciso conhecer qual tipo deóleo está no reservatório para desenvolver um projeto de recuperação adequado.
Um dos primeiros métodos de recuperação desenvolvido, e que é usado até hoje, consiste em perfurar um poço até o reservatório. Como a pressão dentro do reservatório é bem maior do que na superfície, isso faz com que o óleo seja levado à superfície. Esse método é conhecido como recuperação primária porque a própriaenergia do reservatório se encarrega de eliminar o petróleo. A produção por esse método se dá até a pressão do reservatório se estabilizar com a pressão atmosférica. Na recuperação primária, geralmente, a quantidade de óleo removida é pouca comparada a quantidade original de óleo no reservatório.
Como um complemento desse método, existem as recuperações secundarias e terciarias, onde energiaexterna ao reservatório é utilizada para aumentar a produção. Não é necessário aplicar o método secundário antes do terciário, pois serão as características do reservatório e dos fluidos presentes que irão definir qual melhor método a ser aplicado.
No método de recuperação secundário, poços injetores são furados para injeção de agua, ou gás, no reservatório aumentando a pressão interna.Esse processo é basicamente isotérmico e é governado, principalmente, por forças viscosas e de tensão interfacial. Esse método é bastante eficiente quando o óleo no reservatório é do tipo leve (baixa viscosidade e densidade volumétrica). Nos casos onde o reservatório não tem conexão com um aquífero, a produção de óleo é determinada pela ruptura do fluido injetado no poço produtor. O tempo em queisso ocorre e o comportamento da produção do óleo depois disso são importantes para o volume acumulado de óleo retirado, pois, em geral, um poço continua aberto até que a taxa de produção de óleo cai para, aproximadamente, 30 ou 10% da mistura extraída neste poço.
Os métodos de recuperação terciários são aqueles que não são classificados nem como primários nem como secundários e, em geral,...
tracking img