Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministério da Educação – MEC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Diretoria de Educação a Distância – DED
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP
Especialização em Gestão Pública
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

Tarefa da primeira semana

1. Em que período e de que maneira a experiênciacom planejamento foi aprofundada no Brasil?

Segundo Dagnino, a experiência brasileira de planejamento se aprofunda durante o período militar. Sucessivos planos são formulados e implementados a partir de 1964 seguindo o estilo autoritário, centralizador e economicamente concentrador que caracterizou os governos militares. Seu projeto de Brasil-grande-potência demandava uma mobilização que, aindaque em menor grau do que havia ocorrido no âmbito dos países avançados, demandava um significativo esforço de planejamento.
No início dos anos setenta, a implantação de um Sistema de Planejamento Federal deu origem a três edições do Plano Nacional de Desenvolvimento. O último deles, com um período de execução que coincidiu com a perda de legitimidade da ditadura militar que antecedeu a aberturae a redemocratização do País, terminando por explicitar o caráter demagógico e manipulador que envolveu a experiência de planejamento dos militares.

2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos. Explique isso.

O contexto histórico brasileiro em suas as atividades governamentais e a elecorrespondentes se desenvolveram no interior de um aparelho de “Estado Herdado”, onde o planejamento teve frequentemente um caráter demagógico e manipulador (no período militar) ou foi praticamente “desativado” (no período do neoliberalismo) por não estar preparado para atender às demandas que nossa sociedade cada vez mais complexa hoje lhe coloca.
Por exemplo, os projetos sociais como o Bolça Família,requer um auto custo financeiro de aplicação, manutenção e benefícios. Caso esse programa não fosse corretamente aplicado, ou não desse o devido retorno social, demandaria num grande prejuízo, visto que foram gastos recursos, e que estes não deram resultado, por tanto incidiu em perda aos cofres públicos. A aplicação desse projeto requer acordos políticos, negociações, e a ineficácia desse projetorepresentaria um desgaste entre negociações políticas para aprovação de projetos por causa do desgaste à imagem de sua capacidade administrativa e perante a sociedade. O custo de uma decisão, para sua aplicação ou aprovação, se ineficiente, aprofunda esses custos e as oportunidades.

3. Como pode ser definido o Estado Necessário?

Pode-se entender como um Estado Necessário aquele quer forcapaz não apenas de atender àquelas demandas, mas de fazer emergir e satisfazer as demandas da maioria da população hoje marginalizada. Um Estado que possa alavancar o atendimento das demandas da maioria da população e projetar o País numa rota que leve a estágios civilizatórios superiores.

4. Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário.

Estado Herdado – é aquele emque as práticas governamentais se veem viciadas ao modo tradicionalista de governo onde as demandas da população se tornam assuntos genéricos, nacionais, a serem resolvidos mediante a distribuição dos recursos arrecadados de forma centralizada. Sem nenhuma preocupação com políticas apropriadas e sem aas propostas do PEG, existia uma complexa rede de influências e favores até os lideres políticoslocais, seguindo os “ismos”, como o patrimonialismo, entre outros fatos.
Estado Necessário – é aquele que precisamos ter e que deve contar com algo pré-existente, mas com objetivo de criar, isto é, as capacidades e habilidades necessária e complexas para transformar o Estado Herdado.

5. O administrador público deve priorizar a eficácia administrativa, políticas sociais, ou ambas/

Ambas,...
tracking img