Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁCIDOS E BASES

O aumento da acidez da água de rios e lagos pode causar a morte de grandes populações de peixes. Essa acidificação pode ser consequência do despejo direto de resíduos industriais na água ou por conta de chuva ácida. Para entendermos a influência da acidez na água iremos estudar o equilíbrio que envolve sistemas químicos que afetam a sua acidez, mas antes vamos estudarcomo os químicos classificam substâncias como ácidas e veremos também outros grupos de substâncias que estão presentes na água e que afetam significativamente suas propriedades.

Que materiais ácidos você conhece? Como podemos identificar se uma substância é ácida?

Um dos sérios problemas de poluição aquática está relacionado ao desequilíbrio das concentrações de espéciesquímicas presentes na água. Diversos fatores podem provocar diferentes desequilíbrios, entre os quais a chuva ácida, que provoca a acidez da água.

ÁCIDOS E BASES

A palavra ácido vem do latim acidus e significa “azedo” ou “picante”. Em geral, as soluções aquosas das substâncias classificadas como ácidas apresentam as seguintes propriedades químicas: reagem com certos metais(ferro, zinco etc), liberando hidrogênio (H2); reagem com bicarbonatos e carbonatos, liberando gás carbônico (CO2); neutralizam soluções básicas, possuem sabor azedo ou picante e produzem intensa salivação. Ácido é toda substância que em presença de água se ioniza, originando como um dos íons o cátion H+.

A palavra álcali tem origem árabe e significa “cinzas vegetais”. A partir do séc.XVI essas substâncias passaram a ser também denominadas bases, que é atualmente o nome mais difundido. As soluções aquosas de bases apresentam, geralmente, sensação escorregadia ao tato (cuidado: essas substâncias são corrosivas), sabor adstringente ou amargo, semelhante ao sabão, às frutas verdes e neutralizam ácidos.Base é toda substância que em presença de água sofre dissociação iônica,originando o ânion OH- denominado de hidróxido. As bases travam, amarram ou “secam” a boca. A presença do íon OH- caracteriza o sabor adstringente.

Qualitativamente, podemos fazer testes visuais que indicam se os materiais são ácidos ou básicos (alcalinos). A forma mais simples é utilizar substâncias denominadas indicadores de ácido e base, como o extrato do repolho-roxo ou indicadorescomerciais produzidos por indústrias químicas. Além disso, os químicos contam com equipamentos que fornecem resultados mais precisos. Os indicadores são substâncias orgânicas que possuem moléculas grandes que se alteram em função da acidez do meio. Ao terem suas estruturas moleculares alteradas, as substâncias passam a apresentar cores diferentes. Há diversas substâncias que servem deindicadores, atuando em diferentes faixas de acidez.

Diversos frutos e flores possuem substâncias que são pigmentos sensíveis à variação de acidez do meio. Por isso, frutas maduras normalmente apresentam cores diferentes de quando estão “verdes”.




[pic][pic][pic]




Reconhecemos que diferentes frutas estão maduras pela cor e pelo sabor que apresentam. A banana verde“trava” a língua devido à adstringência, característica de álcalis. A laranja verde é mais azeda, característica de ácidos.

Outros exemplos de frutas com características básicas: cajus, caquis verdes, goiaba; características ácidas; limão, abacaxi, uva maçã, tangerina, kiwi, ameixa.

ÁCIDOS: a presença dos ácidos é comum no nosso dia a dia. Eles são encontrados em frutas cítricas,produtos de limpeza, entre outros. Além disso, estão presentes em diversos processos industriais.

|Alguns ácidos comumente utilizados e suas funções |
|Acido |Aplicação |
|...
tracking img