Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modos de Transf. de Calor

Por que a madeira, mesmo estando na mesma temperatura que o aço, parece estar mais quente?

Lei de Fourier

q dT  K A dx

Condutividade Térmica

CondutividadeTérmica Gases

Condutividade Térmica Líquidos

Condutividade Térmica Sólidos

Por que os iglus mantém uma boa temperatura interna, apesar de serem feitos de gelo?



K gelo = 1,88 W/mK E o formato?Maior volume interno com menor área superficial

As roupas de frio são um exemplo de isolante térmico; o ar que fica retido entre suas fibras dificulta a condução de calor. Os pelos dos animais e aserragem também são bons isolantes térmicos porque retêm ar.

Lei de Newton do resfriamento

q  hA(Ts  T )

T.C. por convecção
Valores típicos de coeficiente de transferência de calor por convecçãoh (W/m²K)  Convecção livre Gases 2-25 Líquidos 50-1000  Convecção forçada Gases 25-250 Líquidos 50-20000  Convecção com mudança de fase Ebulição ou condensação 2500 - 100000


T.C. por convecção Ar condicionado Para facilitar o resfriamento de uma sala, o condicionador de ar deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio lançado, mais denso, desce, enquanto o ar quente naparte inferior, menos denso, sobe.

Geladeira. Para facilitar o resfriamento da geladeira, o congelador deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio próximo ao congelador, mais denso,desce, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe.

Brisa litorânea - dia

De dia, o ar junto à areia se aquece e, por ser menos denso, sobe e é substituído pelo ar frio que estavasobre a água. Assim, forma-se a brisa que sobra do mar para a terra, a brisa marítima.

Brisa litorânea - noite
. À noite, o ar junto à água, agora mais aquecido, sobe e é substituído pelo ar frio queestava sobre a areia. Assim, forma-se a brisa que sopra da terra para o mar, a brisa terrestre.

T.C. por radiação

Lei de Stefan Boltzmann

q  AT

4

q   AT

4

ε = emissividade ρ =...
tracking img