Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































INTRODUÇÃO

Nesta atividade de portifólio estarei desenvolvendo habilidades de raciocínio pratico e buscando os conceitos estudados com a finalidade de esclarecer de forma satisfatória e clara.Estarei dando ênfase sobre Avaliação e controle de Estoques Comercializáveis:
1. Inventário Permanente;
2. Inventário Periódico;
3. Métodos ou Critérios de Avaliação de Estoques:
a. PEPS;
b. UEPS;
c. Preço Médio Ponderado Fixo e Móvel;
d. Preço Especifico.
4. Ficha de controle de Estoques;
5. Custo das Mercadorias Vendidas.






DESENVOLVIMENToControle e Avaliação de Estoques Comercializáveis
As empresas no geral que atuam com Operações Comerciais deverá ter um Controle rigoroso quanto ao seu Estoque de Mercadorias que é na verdade sua fonte princial de Renda onde a atenção deverá ser redobrada com intuito de atender satisfariamente e verdadeira na apuração dos Custos das Mercadorias e principalmente na Apuração do Lucro e nãopodemos esquecer que também irá auxiliar nas tomadas de descisões e para melhor estabelecer metas de crescimento. Se não bastasse tudo isto, essas Avaliações vai também aos interesses de Controlar de maneira eficaz nasinformações sobre: custo médio de compras; melhor preço; produtos com mais rotatividade; qualidade do produto e do Fornecedor; eficiência na apuração dos estoque, por isto torna-se oprincipal produto das empresas e para ter toda essa segurança é necessário adotar duas formas de controlar contabilmente o valor dos estoques e o custo das Mercadorias Vendidas.


Inventário Permanente
Sua característica é efetuar um registro permanente dos estoques disponíveis e de forma continua apurado por cada compra ou venda e seus registros sãofeitos por Fichas de Controle de Estoque uma para cada produto facilitando um melhor controle e seu respectivo registro na sua contabilização, ficando sempre atualizado. Na maioria das empresas estão utilizando a ferramenta de leitora de códigos de barras onde simultaneamente pode registrar suas vendas e baixar os custos facilitando seus procedimentos de pedidos de compras. Este método é exatamenteo contrário do Inventário periódico.


Inventário Periódico
Seu método é de registrar todas as entradas de mercadorias, no final de cada exercicio ou período contábil que pode ser mansal, semestral ou anual fazend a sua apuração do custo das mercadorias vendida e estoque final é efetuado por contagem física das mercadorias disponivéis, usado nas empresas de pequeno emédio porte.


Métodos ou Critérios de avaliação de estoques
Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
Lançamentos contábeis
Lançamento é o registro dos fatoscontábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), efetuados de acordo com o método das partidas dobradas. É feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada técnica.
Livro Diário
O livro Diário é obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome.Livro Razão
O Razão, Razão Geral, Ficha Razão, Extrato da Conta ou ainda Livro Razão, é o principal agrupamento de registros contábeis de uma empresa que usa o método das partidas dobradas. Ele é composto pelo conjunto de contas contábeis e é um "índice" para todas as transações que ocorrem em uma companhia. É chamado de ferramenta de ordem sistemática, enquanto o...
tracking img