Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO

TATIANE DA SILVA CRUZ

Trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.

UBÁ
2012

TATIANE DA SILVA CRUZ

Trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
AS MUDANÇAS OCORRIDAS COM O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, paraas disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor de sala: Artur Pires de Camargos Júnior

UBÁ
2012



SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO................................................................................03 2 - DESENVOLVIMENTO ................................................................... 04 3 –CONSIDERAÇÕES FINAIS......... .................................................. 06
4 - REFERÊNCIAS ...............................................................................07INTRODUÇÃO
Ao analisarmos o nosso contexto histórico pode-se entender as grandes mudanças sociais ocorridas durante todo o tempo, isso inclui a escola e educação em geral. Grandes mudanças positivas e também negativas influenciaram toda uma sociedade que puderam dar suas contribuições para um modelo de forma escolar que conhecemos hoje.
Como hoje, os valores morais e sociais da escola, já não sãoos mesmos, é importante que se busque formas de se resgatar esses valores dentro da sociedade e tendo como papel principal as crianças, que serão o futuro do nosso país.

2 – DESENVOLVIMENTO

Em nossa sociedade, a escola pública, tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.
Emvista disso, devemos repensar como a escola poderá ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, para o exercício de uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.
Em nível de sociedade, assistimos nos últimos anos a umintensivo processo de urbanização, um desenraizamento cultural, econômico, afetivo e religioso; uma acelerada industrialização, a expansão das telecomunicações; crise ética; concentração de renda etc.
Em nível de sociedade, assistimos nos últimos anos a um intensivo processo de
urbanização, um desenraizamento cultural, econômico, afetivo e religioso; uma acelerada industrialização, a expansão dastelecomunicações; crise ética; concentração de renda; desemprego e altos índices de consumo. Toda essa problemática afeta, direta ou indiretamente, a dinâmica familiar, que, por sua vez, passa a influenciar no comportamento na escola. E como fica a educação neste contexto? Temos consciência de que precisamos nos educar pra criarmos condições novas e diferentes para conseguir sair dessa situação dedescrença social, desemprego e altos índices de consumo. Toda essa problemática afeta, direta ou indiretamente, a dinâmica familiar, que, por sua vez, passa a influenciar no comportamento na escola. E como fica a educação neste contexto? Temos consciência de que precisamos nos educar pra criarmos condições novas e diferentes para conseguir sair dessa situação de descrença social.
A concepção daEscola para crianças e jovens, como hoje conhecemos, tem presença recente na história da humanidade. No passado existia a tarefa de transmitir às novas gerações o conhecimento sistematizado e as normas de convivência consideradas necessárias aos mais jovens. A preocupação era com a formação cultural daqueles que iriam constituir as camadas dirigentes. Quando existia e escola destinava-se apenas aos...
tracking img