Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Racionalizaçào de investimentos em pastagens: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA no processo deCisório
Ivo Martins Cezarivocezar@cnpgc.embrapa.br



1. Introdução

Pastagem degradada se constitui, atualmente, em um dos maiores problemas dos sistemas de produção de bovinos no Brasil Central. Estima-se que 80% dos quase 50 milhões de hectares da área de pastagens na região de Cerrados apresentamalgum estádio de degradação (Barcelos, 1996). O tema se tornou prioridade na pesquisa e nas agendas de congressos e encontros técnicos (Macedo, 1995; Barcelos, 1996; Kichel et al., 1997). Além dos impactos negativos na produção, se agravam os efeitos ambientais pela erosão dos solos e assoreamento dos mananciais de água. Falta de capital, por parte dos pecuaristas, e os altos custos de insumos (adubose corretivos) têm sido indicados como fatores limitantes para a solução do problema. Entretanto, o retorno bioeconômico de investimentos em pastagens depende do sistema de produção em uso, da sua eficiência, do processo de decisão do pecuarista e do mercado, não cabendo "receitas" e generalizações. Por isso, é necessário uma abordagem sistêmica para predizer os impactos resultantes dosinvestimentos. O tema é complexo e sem querer esgota-lo, esse trabalho tem como objetivo trazer para discussão alguns aspectos a respeito dessa complexidade. Para isso, buscou-se uma abordagem que enfatiza a individualidade dos sistemas produtivos e apresenta resultados com base na simulação de três sistemas de produção de cria recria e engorda, com diferentes graus de intensidade tecnológica e deeficiência. Esse exercício, mostra que utilizando a mesma tecnologia para recuperação de pastagens os sistemas respondem de maneiras diferentes.

2. Processo de tomada de decisão

Investimento em pastagens passa necessariamente pelo processo de tomada de decisão do pecuarista. O processo de tomada de decisão do produtor rural é complexo e quase sempre marcado por múltiplos objetivos, podendoocorrer alguns que não são de natureza econômica (Gasson, 1973; Perkin & Rehman, 1994; Cezar et al., 2000a). Entretanto, qualquer que seja o conjunto de objetivos a ser perseguido, a decisão do pecuarista para investir em pastagens será sempre guiada pela insatisfação com a situação atual do seu negócio.
Diante do quadro crítico que se apresenta a pecuária, pode-se afirmar que, em um primeiro momentoe num ambiente de total interdependência, aumentar os desempenhos produtivo e econômico da atividade se constituirá no objetivo mais importante das decisões. Isto significa que a recuperação/renovação das pastagens, como ponto crucial e foco das decisões, não poderá ser considerada de forma isolada do contexto geral da atividade da fazenda. A visão que incorpora as questões ambientais, asustentabilidade, a qualidade do produto e a cadeia produtiva se apresenta como um componente emergente que deverá nortear o processo de tomadas de decisão dos pecuaristas. Tal visão está se tornando imperativa para garantir a sustentabilidade da bovinocultura como negócio. Observa-se que pecuaristas mais avançados e capitalizados, já estão colocando em prática essa visão. O grande desafio é incorporar epratica-la no processo decisório dos menos avançados e descapitalizados, visando um setor pecuário harmonioso, eqüitativo e socialmente justo.

2.1 A realidade e a individualidade de decisões

A realidade da atividade pecuária, quer seja de carne ou leite, é complexa. A diversidade socioeconômica no universo de pecuaristas, somada às variações de sistemas de produção em uso, individualiza oscasos. O histórico, associado com as características e potencial dos recursos naturais, infra-estrutura de produção, potencial genético do rebanho e gerência de cada fazenda, conduzem a desempenhos produtivo e econômico diferentes. Por isso, soluções e resultados esperados não devem, sob nenhuma hipótese, ser generalizados. Isto significa reconhecer a realidade das interações entre genótipo,...
tracking img