Estudando Secretariado Cursos Online Gr Tis Prime Cursos

1355 palavras 6 páginas
Estudando: Secretariado
Arquivo
A PALAVRA ARQUIVO É DE ORIGEM GREGA. Deriva de "Ancheivan", que significa público, casa de câmara de documentos. Conceito e Importância:

O arquivo é uma fonte de informações e constitui-se a memória da empresa.
A Secretária deve considerar o arquivo como peça fundamental na recuperação de informações.
É o conjunto de documentos produzidos ou recebidos, reunidos de forma organizada, de modo a permitir sua utilização futura.
A importância do arquivo é tão evidente que é indispensável a qualquer empresa ou pessoa, com vistas a facilitar o acesso a qualquer documento que se faça necessário, sem perda de tempo.
Para manter atualizada a memória da empresa, a Secretária deve:
Ø Estar bastante familiarizada com o método de classificação de arquivo e
Ø Escolher seu próprio método de classificação.

Organização:
O arquivamento exige o desenvolvimento de uma técnica, e para executá-la faz-se necessário o conhecimento do material do arquivo.
Os móveis arquivadores e os complementares, ou acessórios, são equipamentos que constituem o material permanente dos arquivos.
Há uma grande variedade de tipos de móveis arquivadores na praça. Se for a Secretária que tiver de fazer a escolha, é importante que ela conheça as combinações, as possibilidades e limitações de cada móvel arquivador, para que possa optar pelo que melhor atender as necessidades do órgão a que está destinado.
É claro, que na decisão sobre a escolha do móvel, deve ser levado em consideração o seu estilo, suas características, sua qualidade, e, sobretudo, a sua capacidade de adaptação ao ambiente, gerando condições para um trabalho de armação e manuseio fácil, prático e racional. É preciso levar em consideração o tipo e o tamanho dos documentos a serem arquivados. Atualmente, contamos com arquitetos que podem oferecer uma boa ajuda na projeção do ambiente, facilitando a instalação do arquivo de sua empresa.

METÓDOS DE CLASSIFICAÇÃO
Como se classifica os assuntos em um arquivo:
Você

Relacionados

  • Grande loja
    125357 palavras | 502 páginas
  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas