Estudadnte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Tensão de cisalhamento ou tensão tangencial é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos porém em direções semelhantes no material analisado. Há três tipos decisalhamento, que veremos a seguir.
Desenvolvimento
1- Cisalhamento direto: O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de provade solo, de forma prismática e seção quadrada ou circular e de pequena espessura. Este ensaio é geralmente drenado e é mais aplicado ao estudo da resistência ao cisalhamento de solos comestratificações ou xistosidades definidas, ou quando se quer avaliar a resistência entre contatos de diferentes materiais.

2- Cisalhamento simples: O cisalhamento simples só tem interesse nas ligações deestruturas de madeira, visto que na maioria das vezes o esforço cortante está agindo em conjunto com momentos fletores e o tratamento.

3- Cisalhamento torcional: Quando um membro é submetido à torsão, asseções transversais do mesmo podem empenar (deformar para fora de seu plano) além de torcer (girar em torno de um eixo). Se não são impostas restrições ao empenamento do membro (as seções podem empenarlivremente), o torque será resistido tão somente pelas tensões de cisalhamento de St. Venant. Este tipo de comportamento é conhecido como torsão pura, ou torsão uniforme. Por outro lado, se oempenamento das seções é restringido ou limitado de qualquer forma, o torque aplicado é resistido por uma combinação das tensões de cisalhamento de St. Venant e pela torsão com empenamento. Estecomportamento é denominado de torsão não uniforme.
Referências
1. BEER, F.P. e JOHNSTON, JR., E.R. Resistência dos Materiais, 3.º Ed., Makron Books,
1995.
2. Gere, J. M. Mecânica dos Materiais,Editora Thomson Learning.
3. HIBBELER, R.C. Resistência dos Materiais, 3.º Ed., Editora Livros Técnicos e
Científicos, 2000.
4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS...
tracking img