Estuda da droga buscopan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FARMACOLOGIA

Alice Ribeiro Macêdo Santa Rosa

Este trabalho tem por finalidade apresentar o guia de estudo da droga Buscopan afim de informar os alunos do curso deenfermagem da Faculdade Mauricio de Nassau mais sobre o assunto.


SUMÁRIO


1. Generalidade
* Histórico
* Uso Empírico
2. Química
* Relações entre estrutura e atividade
* Nomenclatura, Sinonímia
3. Farmacocinética
* Vias e sistemas de administração
*Absorção
* Distribuição
* Eliminação
4. Farmacodinâmica
* Local de ação
* Mecanismo de ação
* Efeitos terapêuticos
* Efeitos tóxicos
5. Interações
6. Toxicidade
* Reações adversas
7. Posologia
8. Indicações e Contraindicações
9. Especialidades farmacêuticas existentes no país
10. Referências BibliográficasHISTÓRICO

A história de um dos medicamentos mais famosos do mundo, o Buscopan, começou em 1945 quando o laboratório alemão Boehringer Ingelheim começou a pesquisar substâncias seguras e efetivas para o tratamento de dores e cólicas abdominais. Foi buscar em culturas antigas, como a Hindu, que possuía uma substância chamada Duboisia, extraída da planta Datura. Pequenasporções desta planta reduziam significadamente as dores abdominais. Porém os efeitos colaterais eram extremamente fortes e perigosos. Foi então que começou a desenvolver pesquisas para encontrar uma fórmula capaz de ser efetiva e segura.
Em 1951 foi introduzido no mercado alemão o Buscopan, um medicamento indicado no tratamento de dores abdominais como cólicas menstruais, cólicasgastrointestinais, das vias biliares, urinárias e renais, podendo ser utilizado por homens e mulheres. O termo Buscopan é na verdade um acrônimo retirado de pequenos trechos de Butilbrometo de Escopolamina, princípio ativo do medicamento.
No Brasil o produto foi lançado em 1954. Dando continuidade ao processo de rejuvenescimento de imagem e expansão do seu target, iniciado em 2004 quando ganhou status demedicamento OTC (Over the Counter, medicamentos que não necessitam de receita médica), a marca Buscopan apresentou sua nova identidade visual, que seria utilizada no mundo inteiro. O medicamento é um dos principais produtos do laboratório Boehringer Ingelheim e tornou-se uma marca tradicional e confiável entre os consumidores.
A marca no mundo
O medicamento, que pode ser encontrado em várias versõescomo drágeas, gotas e injetável, é vendido em mais de 50 países ao redor do mundo. Buscopan detém quase 80% de participação de mercado em volume e 60% da participação em valor. Em países de língua espanhola, o medicamento é chamado de Buscapina.

USO EMPÍRICO
Buscopan é um medicamento que promove alívio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal. Foi prescrito ao paciente querelata sentir desconforto abdominal e cólicas o Buscopan,  após aplicada a mediação começa a fazer efeito sobre o aparelho digestivo entre 20 e 80 minutos depois de tomado.

* Química

RELAÇÕES ENTRE ESTRUTURA E ATIVIDADE

O princípio ativo do Buscopan é o Butilbrometo de Escopolamina, uma substância derivada de uma espécie de planta do gênero Duboisia. O Butilbrometo de Escopolamina éuma das substâncias da família conhecida como antiespasmódicos. Como o nome sugere, estas drogas suprimem e aliviam os espasmos.
O que torna o Butilbrometo de Escopolamina tão efetivo contra o desconforto e as dores de cólicas abdominais é o seu efeito direcionado. Agindo na base da dor: o próprio espasmo muscular. Ele não atravessa a barreira hemato- encefálica sendo muito improvável que ele...
tracking img