estu de caso Roger Agnellli

783 palavras 4 páginas
Estudo de caso: Roger Agnelli e a CVRD

1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

R: A privatização da CVRD foi controversa, pois houve um contexto político, histórico e econômico para que tal decisão fosse tomada, pois desde os fins da década de 1970 o FMI criou um conjunto de normas, conhecido como o Consenso de Washington, que defendia a privatização de todas as empresas estatais, indiscriminadamente, como uma fórmula que deveria acelerar o desenvolvimento econômico mundial. Enquanto os economistas viam a privatização como sendo um fenômeno fundamentalmente político e não econômico, administrativo ou fiscal.
Muitos defendem as privatizações, por entenderem que não cabe ao Estado exercer atividades econômicas. Os favoráveis às privatizações citam frequentes casos de corrupção, de empreguismo e de ineficiência ocorrida em grande parte das empresas estatais. Já os contrários à privatização alegam que o Estado brasileiro vendeu para grupos multinacionais patrimônio público por um valor muito inferior ao real, dando a esses grupos econômicos privilegiados a oportunidade de realizar lucros extraordinários.

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerencias que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

R: Agnelli demonstrou um importante diferencial que é a comunicação, isso possibilitou que ele desempenhasse um papel importante nas negociações internacionais, também demonstrou habilidades nos relacionamentos interpessoais os quais possibilitou a aproximação de pessoas poderosas entre elas o presidente do Bradesco. Também demonstrou a vocação para liderança, pois suas palavras eram capazes de influenciar as pessoas as quais se relacionava.

3. De que maneira as habilidades gerencias demonstradas foram se tornando mais ou menos relevante ao longo do percurso

Relacionados