Estruturas

Páginas: 12 (2811 palavras) Publicado: 6 de junho de 2014
4. DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES VERTICAIS


4.1. Interação de Paredes

Numa parede de alvenaria, quando se coloca um carregamento localizado sobre apenas uma parte de seu comprimento, tende a haver um espalhamento dessa carga ao longo de sua altura. A própria NB 1228, Cálculo de Estruturas de Alvenaria de Blocos Vazados de Concreto prescreve que esse espalhamento deve-se dar segundo um ângulo de45.
Se esse espalhamento pode ser observado em paredes planas, é de se supor que também possa ocorrer em canto e bordas, especialmente quando a amarração é realizada intercalando-se blocos numa e noutra direção, ou seja, sem a existência de juntas à prumo. Isso se dá porque um canto assim executado guarda muita semelhança com a própria parede plana, devendo ser, portanto, o seu comportamentotambém semelhante.

Fig 4.1 - Espalhamento do carregamento em paredes planas e em “L”

É claro que somente haverá espalhamento da carga através de um canto se nesse ponto puderem se desenvolver forças de interação. Se essas forças não estiverem presentes por um motivo qualquer, como a existência de uma junta a prumo no local, evidentemente o espalhamento também não se verificará. E nãoocorrendo o espalhamento não ocorrerá a uniformização das cargas que atuam sobre essas paredes

Fig 4.2 - Interação entre paredes em um canto

Outro ponto onde pode-se discutir a existência ou não de forças de interação são as aberturas. Usualmente, considera-se que a existência de uma abertura também represente um limite entre paredes, ou seja, a abertura caracteriza a interrupção do elemento. Assimsendo uma parede com aberturas normalmente é considerada como uma seqüência de paredes diferentes.
Entretanto, também nesse caso, costuma haver forças de interação entre esses diferentes elementos, e portanto haverá espalhamento e uniformização de cargas. Não se pode esquecer que em casos usuais de janelas ainda se tem aproximadamente 2/3 do pé-direito preenchido com material, sendo que essaaltura se reduz a aproximadamente 1/3 no caso de portas.

Fig 4.3 - Interação entre paredes em região de janela

Dessa forma, é importante deixar bem claro que o procedimento de distribuição de cargas verticais somente pode ser definido após uma clara avaliação desses níveis de interação entre paredes, de modo a não se violar condições reais de trabalho da estrutura. Se for possível a ocorrênciade forças de interação relativamente grandes isso significará um espalhamento do carregamento e portanto uma uniformização das cargas entre essas paredes. Em caso contrário, o espalhamento e a uniformização do carregamento podem se dar em níveis muito baixos.



4.2. Importância da Uniformização das Cargas

Normalmente, as cargas verticais que atuam sobre as paredes, num determinado nívelda edificação, apresentam valores que podem ser muito diferentes. Por exemplo, as paredes internas tendem a receber carregamentos bem maiores que as paredes externas.
Mesmo assim, não é recomendável que, para um determinado pavimento, sejam utilizadas resistências diferentes para os blocos. Seria muito perigoso uma troca de resistências, fazendo com que uma parede que necessitasse de um blocomais resistente acabasse sendo construída com um menos resistente e vice-versa. Isso porque os blocos normalmente não possuem nenhuma indicação dessa resistência, podendo ser facilmente confundidos.
Desse modo, a parede mais carregada acaba definindo a resistência dos blocos a serem utilizados para todas as paredes do pavimento. É claro que podem ser previstos pontos grauteados, o que aumenta aresistência da parede mantendo-se a resistência do bloco. Entretanto, o grauteamento não é uma solução para ser utilizada de modo extensivo, devido ao custo e às dificuldades de execução.
Portanto, pode-se concluir que quanto maior a uniformização das cargas verticais ao longo da altura da edificação maiores os benefícios para a economia, pois haverá uma tendência a uma redução das resistências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estrutura
  • Estrutura
  • Estruturas
  • Estrutura
  • estruturas
  • estrutura
  • Estruturas
  • Estrutura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!