Estruturas e processos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Avaliação à Distância - AD1 Período - 2013/1º Disciplina: Estruturas e Processos Organizacionais Coordenadora: Profª. Francisca Fábia Gomes Fontes, MSc Aluno (a): Edgar Silva Pinto e Silva Pólo: Resende/R.J ATENÇÃO: A AD1 deve ser respondida eenviada pela própria plataforma. Para facilitar a resolução e o envio da AD1 para correção foram criados os 2 links que se encontram logo abaixo da Aula 1 na plataforma. No primeiro você vai responder a AD1 e salvar em um arquivo (DOC ou PDF) em seu computador. No segundo você vai enviar esse arquivo para a correção da AD1 pelo tutor presencial de seu pólo. Prazo final para envio: 03/03/2013(domingo) até às 23:55h. Boa prova! 1ª Questão: (4,0 pontos) Realize uma pesquisa em livros ou na Internet e responda: a) O que é a organização formal em uma empresa?
A organização formal é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Abrange problemas de estruturas, normas, métodos e processos de trabalho,como concebidos pelos criadores da organização.

b) Quais são os principais elementos definidos pela organização formal?
Os órgãos, como departamentos, divisões, seções e demais setores. Os cargos de diretor, gerente, supervisor, funcionário e operário; A hierarquia de autoridade, com autoridade, regras e responsabilidades previamente definidas; Os objetivos e os planos definidos paraalcançá-los adequadamente; A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização .

c) O que é a organização informal em uma empresa? A organização informal são os usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. Caracteriza-se por atitudes e disposições baseadas na opinião e no sentimento. São a expressão da necessidade de “associar-se” e não se modificamrapidamente e nem procedem da lógica: estão relacionadas com o senso dos valores, os estilos de vida e com as aquisições da vida social que a pessoa se esforça por preservar e pela defesa, das quais está disposta a lutar e resistir. d) Quais são as principais origens da organização informal? São os interesses comuns a certo número de pessoas que passam a se sintonizar mais intimamente; A interação socialdos indivíduos provocada pela própria organização formal; 1

A flutuação de pessoal dentro da empresa, uma vez que as pessoas podem ser deslocadas de função, setor, etc... Os períodos de lazer que permitem uma intensa interação entre as pessoas, possibilitando um estabelecimento e fortalecimento de vínculos sociais(lanches, fafezinho, festas...)

2ª Questão: (1,0 ponto) O resultado do trabalhode definição da estrutura organizacional é uma representação gráfica ou desenho conhecido como organograma. O que é representado em um organograma desenhado pela empresa? Os órgãos componentes da empresa, as funções desenvolvidas por estes órgãos, as relações de interdependência entre os órgãos, isto é, a relação superior-subordinado, o que deixa claro os procedimentos relacionados à delegação deautoridade e de responsabilidade. 3ª Questão: (2,0 pontos) Considerando os tipos de departamentalização e as suas vantagens, estudados na aula 2, complete as seguintes afirmativas: a) A departamentalização é o tipo mais freqüente, pois as organizações usam e combinam todos os outros tipos de departamentalização e, assim, melhor se adaptam à sua realidade organizacional. b) Uma das vantagens dadepartamentalização é permitir o agrupamento dos especialistas sob uma única chefia comum, quando há tarefas especializadas. c) Na departamentalização matricial, dois ou mais tipos de departamentalização atuam sobre a mesma pessoa, ou seja, um mesmo trabalhador pertence a pelo menos dois grupos formais ao mesmo tempo. d) Uma das vantagens da departamentalização por produto/serviço, é facilitar a...
tracking img