Estruturas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo

Page 1 of 4

Título : Demonstração do Fluxo de Caixa Conteúdo :

  DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)[1]   O artigo 176 da Lei 6.404/76 alterado pela Lei 11.638/07 estabelece:
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situaçãodo patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:        .........................................         IV – demonstração dos fluxos de caixa;

O artigo 188 da Lei 6.404, alterado pela Lei 11.638/07 estabelece:
Art. 188. As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput  do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo: I – demonstração dos fluxos de caixa – as alteraçõesocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos:                 a) das operações;                 b) dos financiamentos; e                 c) dos investimentos.

  A DFC tem por objetivo apresentar informações sobre os fluxos das transações que afetaram o caixa da empresa ao longo de um determinado período, deuma forma organizada e estruturada, o que permite uma melhor compreensão da articulação entre as diversas demonstrações contábeis.   Em sentido amplo, a DFC deve fornecer informações sobre liquidez (capacidade de a companhia possuir ativos circulantes em montante superior ao verificado para o passivo circulante), solvência (relacionado à capacidade de pagamento de dívidas por ocasião de seusvencimentos) e flexibilidade financeira da organização (habilidade da empresa em conseguir fontes alternativas de financiamento no momento em que aconteceram insuficiências de recursos).     Um conceito importante ligado à DFC consiste no que se deve considerar como “caixa”. Caixa em seu sentido estrito significa o montante de dinheiro em mãos, o qual permanece na tesouraria da empresa para efetuardeterminados pagamentos, os gastos de pequeno valor, por exemplo. Em outras palavras, significa os fundos de caixa pequeno ou aqueles para atender finalidades específicas.   Para a DFC, o conceito de Caixa é mais amplo. Caixa para efeito da DFC representa disponibilidades, o total de numerário em mãos mais o somatório das contas correntes mantidas nos bancos, e as aplicações financeiras de curtíssimoprazo, as quais se convertem em dinheiro a um custo irrelevante. Esse conceito é também denominado Equivalente de Caixa.   O formato geral da DFC abrange três classes de fluxo de caixa:             - atividades operacionais (AO): envolvem as entradas e saídas de caixa    necessárias à manutenção das operações da entidade. Em sua quase          totalidade, refletem o efeito no caixa dos resultadoseconômicos integrantes da             demonstração de resultado. Recebimento de clientes pelas vendas e cobranças de duplicatas a receber.
Pagamentos a fornecedores pelas compras e de duplicatas a pagar. Pagamentos de aluguéis, salários e encargos. Pagamentos e recebimentos de juros (e não do principal). Recolhimento de imposto de renda, contribuição social, IPI, ICMS, e outros. Recebimentos dedividendos e juros sobre o capital próprio.

                        - atividades de investimento (AI): se encontram vinculadas às mudanças da          estrutura de investimento do empreendimento que afetaram o caixa, seus       ativos, independente do prazo de realização, exceto aquelas de natureza     operacional. Aquisição de imobilizado. Empréstimos concedidos a coligadas e controladas.Produto recebido na venda de participação societária em outras entidades. Recebimento de contas a receber oriundas de venda de ativos de longo prazo. Aplicação em títulos e valores mobiliários. Resgate do principal de títulos mobiliários.             - atividades de financiamento (AF): se acham relacionadas à estrutura de capital da empresa, e envolvem as modificações nos exigíveis de longo e de...
tracking img