Estruturas organizacionaiis

3025 palavras 13 páginas
1. INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Introdução às Organizações e à Gestão, propomos com a realização deste trabalho focalizar as Estruturas Divisional e
Funcional, integrantes no ponto três ponto dois do programa curricular da cadeira.
Ao longo deste trabalho iremos estudar a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas actividades. Assim, nem todas as empresas se organizam da mesma forma, e é já neste ponto que começam as diferenças entre elas.
Define-se estrutura organizacional como o conjunto de relações formais entre os grupos e os indivíduos que constituem a organização. Sendo que dentro desta se destacam dois pontos principais: a macroestrutura e a microestrutura.
No entanto, e para que seja possível definir uma estrutura organizacional que vá de encontro aos objectivos, é preciso que estejam assentes diversos aspectos como a departamentalização, amplitude de controlo e o organograma.
Referente á departamentalização, e sendo sempre relativo a este aspecto, temos duas das diversas estruturas que uma organização poderá optar por seguir: estrutura divisional, estrutura funcional. Sendo que no âmbito da estrutura divisional destacam-se a estrutura divisional geográfica, a estrutura divisional por projectos, a estrutura divisional por processos, a estrutura divisional por produto ou serviço ou mesmo a estrutura divisional por grupo de clientes.
Contudo, é importante ter em atenção que a escolha e selecção de uma forma organizacional depende sempre de certos condicionalismos, sendo importante reparar e analisar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Respeitante á própria forma de organização, convém, também tomar em consideração diversos problemas sejam eles, por exemplo, a dimensão do negocio, a diversidade do produto, a qualidade ou a extensão geográfica, entre outros.
No fundo, este trabalho visa atingir as vantagens e desvantagens da opção, por parte da empresa, por uma forma organizacional em

Relacionados