Estruturas madeira lamelada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O fabrico da madeira lamelada colada reúne duas técnicas bastante antigas. Como o próprio nome indica, a mesma foi concebida a partir da técnica da colagem aliada à técnica da laminação, ou seja, da reconstituição da madeira a partir de lâminas.
*  Peloque se tem conhecimento a sua aplicação concreta teve início no século XIX. O exemplo mais marcante que pode ser citado é o de arcos compostos por lâminas (tábuas) encurvadas e sobrepostas, mantidas unidas por ligações mecânicas. Essa técnica foi introduzida no final do século passado.
* Foi em 1906, com o aparecimento da cola de caseína (derivada do leite) que se teve a ideia de substituirpela cola, as ligações metálicas de braçadeiras e parafusos. Com isso, obteve-se uma secção mais homogênea e sem a ocorrência de deslizamentos entre as lâminas.
* No entanto, foi em 1940, com o aparecimento das colas sintéticas que o sistema laminado-colado conheceu o seu grande progresso.
Aplicação-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* A aplicação da MLC pode ser vista sob as mais variadas formas estruturais. O seu emprego vai desde pequenos passadiços, escadas e abrigos até grandes estruturas concebidas sob as mais variadas formas estéticas. São destinadas a cobrir vãos de até 100 metros sem apoio intermediário. Como exemplo, pode-se citar a obra do Hall de Tours, na França, com 98metros de vão livre, assim como, o Palais d’Exposition d’Avignon, também na França, que tem mais de 100 metros de vão livre.
Opções de uso -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* A escolha de MLC para as estruturas pode ser de fundamental importância principalmente quando se trata de estruturas expostasa um meio corrosivo, ou então, quando existir o risco de incêndio.
* A madeira devido a sua grande inércia química, não apresenta problema de deterioração quando aplicada em meio corrosivo, logo, torna-se um material ideal e de baixo custo de manutenção.
* As vigas de grande espessura são mais seguras aos incêndios do que as estruturas de aço e mesmo as de Betão armado. Os ensaiosrealizados em laboratórios credenciados dizem-nos que o fogo apenas consome 1 cm em cada 15 minutos já que uma viga, uma vez sujeita à ação do fogo, forma uma camada carbonizada à superfície, que isola a madeira interior do oxigénio, dificultando assim a sua progressão. Uma viga de 40cm de espessura mantém a sua capacidade resistente mais de uma hora num incêndio de grandes dimensões.
* Em termos decomparação do comportamento mecânico da madeira com outros materiais, para elementos estruturais previstos para a mesma finalidade de uso, como por exemplo, uma viga de madeira e uma de aço, com massa que dê o mesmo peso nas duas, observa-se a mesma capacidade de resistência tanto numa como na outra.
Vantagens-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inicialmente, não se pode esquecer que a MLC é antes de tudo “madeira”, logo, além das vantagens da estrutura ser em MLC é preciso lembrar-se das vantagens que estão reunidas na própria madeira, ou seja:
* *Excelentes características mecânicas em relação à sua baixa densidade aproximam-se mesmo de certas ligas leves.
* *Baixa condutividadetérmica.
* *Ausência de dilatação térmica.
* *Características mecânicas muito pouco alteradas em função da temperatura.
* *Uma grande inércia química.
* *Uma grande resistência ao fogo e de um comportamento perfeitamente previsível durante o incêndio.
* *Um material que consome apenas a energia solar para sua produção e um mínimo de energia mecânica na fase de desdobro e...
tracking img