Estruturas leves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Daniel Arena Nº Aluno: 28282

Construção em aço leve

SEMINARIO

Construção em aço leve
Índice 1. 2. 3. 4. Descrição geral do sistema Fundações Paredes interiores e exteriores, revestimentos. Instalações a. Electricidade, Telefones, Televisão. b. Aguas e Esgotos. c. Aquecimento. Isolamento Térmico e Acústico. Protecção contra fogo. Custos. Comparação com o Sistema construtivotradicional (Betão e Tijolo). a. Instalações. b. Duração da obra. c. Limpeza do estaleiro. d. Segurança. e. Equipamentos. f. Custos.

5. 6. 7. 8.

Página 1 de 59

Aluno: Daniel Arena Nº Aluno: 28282

Construção em aço leve

SEMINARIO

1. Descrição o geral do Sistema Construtivo
O mome comercial do Sistema que motiva este trabalho é “Ligth Steel Farming” (S.L.F.). Definição do termo S.L.F.Começando pela definição óbvia, a palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. Naturalmente, não se trata de qualquer tipo de aço mas sim a liga com a resistência e galvanização adequadas à construção de estruturas, conforme o previsto na legislação. A inclusão de Light, ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de açocom espessura reduzida. Também para focar essa característica, muitas publicações usam o termo Light Gauge (gauge é uma unidade de medida, agora quase em desuso, que define a espessura das chapas de metal). Outros designam o aço por Cold Formed Steel, ou seja, aço moldado ou enformado a frio, como referência ao processo de moldagem da chapa através de processos mecânicos à temperatura ambiente,tal como a quinagem ou a perfilagem. O termo Light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o Light Steel Framing é especialmente vocacionado paraedifícios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prédios de apartamentos. Apesar de serem usados elementos em aço leve galvanizado para fins não estruturais em edifícios de maiores dimensões, o termo Light Steel Framing é especialmente usado para edifícios residenciais até dois ou três pisos, ou seja, edifícios leves. Framing é a palavra usada na língua inglesa paradefinir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto, para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou aço galvanizado. De difícil tradução em português (o termo mais aproximado seriacaixilharia, tal como usado nas marquises em alumínio), tem-se optado por dizer estruturas. Assim, Light Steel Framing poderá traduzir-se por Estruturas em Aço Leve.

1.1

Origem e desenvolvimento do Sistema

Para definir os antecedentes históricos do Light Steel Framing (daqui em diante designado por LSF) temos que remontar aos Estados Unidos, no Século XIX. Naqueles anos, a população do paísmultiplicou-se por dez sendo necessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos prSótãos e céleres que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações. A madeira passou a ser utilizada então como principal elemento estrutural dos edifícios habitacionais e assim permaneceu até hoje. Ao terminar a Segunda Guerra Mundial, o aço era um recurso abundante e asempresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra. Primeiro usado nas divisórias dos grandes edifícios com estrutura em ferro, o aço leve moldado a frio passou a ser usado em divisórias

Página 2 de 59

Aluno: Daniel Arena Nº Aluno: 28282

Construção em aço leve

SEMINARIO

de edifícios de habitação e acreditava-se que poderia...
tracking img