Estruturas divisionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DIVISIONAIS

Desenhando a estrutura organizacional: especialização e coordenação
Dando continuidade ao tema das Organizações e a Teoria Organizacional, será discutida a segunda questão mais importante do Desenho da Estrutura Organizacional, que é também vital para o papel dos administradores: a do agrupamento e coordenação de tarefas de forma que a divisão do trabalho permita aorganização alcançar seus objetivos. A primeira questão, relativa a hierarquia de autoridade (a dimensão vertical da estrutura organizacional).
A estrutura organizacional é um instrumento básico para o desenvolvimento e implementação do plano organizacional nas empresas, onde deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas, ou seja, situações almejadas pela empresa. Para afunção de O&M, a estrutura compreende a disposição das diversas unidades que compõem a empresa envolvendo o físico, como unidades que compõem a empresa com relação ao espaço e equipamentos que lhe são pertinentes à localização do estabelecimento. E o "organismo" da empresa como deveres, responsabilidades e comunicação. Neste trabalho,em especifico, trará estudos de vários cientistas da área deadministração, comentando quais os tipos mais utilizados, suas características, vantagens e desvantagens da estrutura organizacional. Na compreensão da estrutura organizacional é necessário conceituar a função organizacional, pois a estrutura organizacional é o instrumento básico para concretização do processo organizacional
Assim ressaltamos que esses textos são baseados no livro Organizationaltheory: text and cases, do autor Jones Gareth e foram produzidos como forma de estudo e aprendizagem da disciplina Teoria das Organizações, do Mestrado em Administração da PUC, ênfase em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento.

Da estrutura funcional a divisional
Se uma organização se limita a produzir poucos produtos, em apenas um local, para vendê-los a um tipo de cliente, aestrutura funcional é capaz de gerenciar a maioria de seus problemas de controle. Mas se a organização aumenta e diferencia sua produção, crescendo também a quantidade de localidades e de seus clientes, é necessária uma estrutura que aumente o controle de suas diferentes subunidades para melhor satisfazer as necessidades dos clientes. A mudança para uma estrutura mais complexa pode se basear em trêsopções de desenho:
1) Aumentar a diferenciação vertical para recuperar o controle nesta direção. Envolve aumentar o número de níveis na hierarquia, decidir que autoridade será concentrada no topo da organização e quanto de regras e normas utilizar para padronizar comportamentos e exercer controle sobre os empregados.
2) Aumentar a diferenciação horizontal para recuperar o controle nestadireção. Envolve sobrepor um grupo funcional com outro tipo de agrupamento de subunidade.
3) Aumentar integração para recuperar o controle vertical e horizontal. Quanto maior for o nível de diferenciação, os mecanismos de controle necessários serão mais complexos.
A estrutura mais adotada para resolver problemas de controle é a estrutura divisional, que agrupa as funções de acordo com as demandas deprodutos, mercados e clientes. O objetivo da mudança para essa estrutura é criar subunidades menores e mais fáceis de gerenciar. O tipo selecionado depende do problema que se quer resolver: se for de número ou complexidade de produtos, será usada a estrutura de produto e irá agrupar suas atividades por produto; se for o número de localidades, será usada a estrutura geográfica e irá dividir suasatividades por região; e se for de quantidade de grupos de clientes, será usada a estrutura de mercado e irá se dividir por grupos de clientes.

Estrutura divisional I: três tipos de estrutura de produto
Uma estrutura de produto é uma estrutura divisional na qual os produtos são agrupados em divisões separadas de acordo com suas similaridades e diferenças. A organização que agrupa suas...
tracking img