Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução as estruturas de mercado



Os mercados de bens e serviços estão estruturados; de formas diferentes. As várias estruturas são resultado da influência de alguns fatores que, combinados, definem as mesmas. Dentre os fatores que determinam as estruturas de mercado, destacamos.

I - o número de firmas;

II - o tamanho ou dimensão das firmas;

III - a extensão dainterdependência entre as firmas;

IV - a homogeneidade ou o grau de heterogeneidade do produto das diferentes firmas;

V - a natureza e o número dos compradores;

VI - a extensão das informações que compradores e vendedores dispõem
dos preços das transações de outros produtos;

VII - a habilidade das firmas individuais para influenciar a procura do mercado por meio da promoção do produto, melhoriana sua qualidade, facilidades especiais de comercialização etc.

VIII - a facilidade com que firmas entram e saem da indústria.No que se segue, o leitor verificará como diferentes combinações dos fatores acima caracterizam as estruturas básicas de mercado que serão objeto de nossa análise.

As estruturas de mercado são as formas nas quais as empresas se relacionam dentro de determinado mercado,de determinado setor, seja um setor produtivo ou não.
Existem diferenças entre as formas que se relacionam os mercados no setor produtivos e no setor de bens e serviços, assim sendo, estabelecem-se diferentes relações de mercado.
No mercado produtivo as diferentes estruturas são encontradas: mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento deinsumos.
No mercado de bens e serviços as estruturas que estabelecem-se são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.Agora vamos entender cada uma dessas relações separadamente e seus efeitos no mercado.
2-Concorrência perfeita
2.1 – importância do modelo.
A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é umaconcepção ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir algum grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento. O seu conhecimento é importante não só como estrutura ideal, que é empregada em muitos estudos que procuram descrever o funcionamento econômico de umarealidade complexa, como, também, pelas inúmeras conseqüências derivadas de suas hipóteses que condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados.


2.2– Hipóteses do mercado de concorrência perfeita

Todo modelo é construído a partir de um conjunto de hipóteses cuja estrutura, determinada por esse conjunto, permanece válida na medida que o conjunto de suposições o seja.As hipóteses básicas de um mercado em regime de concorrência perfeita são:

I - existe um grande número de compradores e vendedores. Um grande número de compradores e vendedores se refere não a um valor acima de uma determinada quantidade, mas sim a que o preço é dado para as firmas e para os consumidores;

II - os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si; dessaforma não pode haver preços diferentes no mercado;

III - existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto; esta hipótese também é conhecida como transparência do mercado;

IV - a entrada e saída de firmas no mercado são livres. Não há barreiras na entrada ou na saída. Esta hipótese também é conhecida como livre mobilidade. Isso permite que as firmas menos eficientes saiam domercado e que as firmas mais eficientes entrem no mesmo.

A característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra...
tracking img