Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturas de mercado
Capítulo 5
Professora: Sara Cristina Mann Medina Disciplina: Economia Bibliografia: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia. Ed. Especial Anhanguera. São Paulo: Saraiva, 2011. PLT 385

Introdução
As várias formas de estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: a) Número de empresas que compõem esse mercado b) Tipo do produto (se asfirmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) c) Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

Concorrência pura ou perfeita
Concorrência pura ou perfeita é um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), de tal forma que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, opreço de equilíbrio. É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresa.

Concorrência Pura ou Perfeita
Mercado atomizado: mercado com infinitos vendedores e compradores (como “átomos”), de forma que um agente isolado não tem condições de afetar o preço de mercado. Assim, o preço de mercado é um dado fixado para empresas e consumidores (são price-takers, isto é,tomadores de preços pelo mercado) Produtos Homogêneos: todas as firmas oferecem um produto semelhante, homogêneo. Não há diferenças de embalagem, qualidade nesse mercado.
Mobilidade de firmas: não há barreiras para o ingresso de empresas no mercado.

Concorrência Pura ou Perfeita
Racionalidade : os empresários sempre maximizam lucro e os consumidores maximizam satisfação ou utilidade derivada doconsumo de um bem, ou seja, os agentes agem racionalmente Transparência do mercado: consumidores e vendedores têm acesso a toda informação relevante, sem custos, isto é conhecem os preços, qualidade, os custos , as receitas e os lucros dos concorrentes; Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (onde as receitas supramos custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade.

Concorrência perfeita

A curva da demanda, do ponto de vista da empresa perfeitamente competitiva, tem a configuração de uma reta (gráfico b), mostrando o preço estabelecido pelas forças domercado (gráfico a), e todas as firmas componentes desse mercado tornam-se tomadoras de preço.

Nenhuma firma isoladamente tem condições de alterar o preço ou praticar preço superior ao estabelecido no mercado.

Monopólio
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita.

Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa éa própria curva da demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio.
Se ela aumentar a oferta o preço do mercado diminuirá

Se reduzir a oferta, o preço aumentará

Monopólio

Não existem concorrentes substitutos, quando o preço se elevar haverá uma queda pequena no consumo da mercadoria

Isso não significa que omonopolista poderá aumentar os preços indefinidamente

Monopólio
uma única empresa produtora do bem ou serviço; não há produtos substitutos próximos; existem barreiras à entrada de firmas concorrentes
As barreiras de acesso podem ocorrer de várias formas: Monopólio puro ou natural = devido à alta escala de produção requerida, exigindo um elevado montante de investimento. A empresa monopolística jáestá estabelecida em grandes dimensões e tem condições de operar com baixos custos. Torna-se muito difícil alguma empresa conseguir oferecer a um preço equivalente à firma monopolista; Patentes = direito único de produzir o bem.

Monopólio
Controle de matérias-primas chaves = Exemplo: o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio.
Tradição no mercado: por exemplo, o...
tracking img