Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostaspela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedademaior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
Essa teoria mostra a organização como sendo um sistemaaberto que se relaciona com o ambiente e outras organizações, ela é baseada no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se relacionam, por isso o todo émaior do que a simples soma das partes.
As origens da Teoria Estruturalista
> Oposição entre a Teoria Tradicional e das Relações Humanas, tornou-se necessária uma posiçãomais ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
> Necessidade de visualizar a organização com umaunidade social, uma unidade grande e complexa, onde interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização, mas que pode incompatibilizar com outros.
>A influência do estruturalismo nas ciências sociais, sua influência e repercussão no estudo das organizações. O estruturalismo teve forte influência na Filosofia, naPsicologia, na Antropologia, na Matemática, na Lingüística, chegando até na Teoria das Organizações.
> Novo conceito de estrutura, Aluninho, o conceito de estrutura é bastanteantigo. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um de seus elementos ou relações.
tracking img