estruturade mercado do setor supermrecadista do rio grande do sul

284 palavras 2 páginas
NTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campoadministrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia emicroeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes emvariados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando umconceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto demanutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes aoestimulo de consumo.
Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar umavisão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial.Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais querealizada pelas empresas.
Estrutura de mercado do setor supermercadistado Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração
Everson Vieira dos Santos
RESUMO
O trabalho estudou as transformações estruturais ocorridas no setor supermercadista do Rio Grandedo Sul entre 1994 e 2005, explorando o paragdima Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D) e conceitos dele decorrentes E fatores que com ele interagem. Calculou-se, ainda, o grau de concentração demercado, utilizando-se o Índice de Concentração (Ck). Os resultados apontaram para concentração neste segmento da economia gaúcha, considerado oligopólio com franjas, que acompanha as tendências nacionais emundiais, no qual as quatros maiores redes supermercadistas responderam por 41,64% do faturamento do setor em 2003, 42,02% em 2004 e 47,25% em 2005.
PALAVRAS-CHAVE
Estrutura; Setor supermercadista;Índice de concentração.
ABSTRACT
The study examined the structural changes that occurred in the Rio Grande do Sul’s supermarket sector, between the years of 1994 and 2005, exploring the Paradigm...

Relacionados