Estrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA:
É a parte resistente, quer de uma construção, quer de uma máquina, objeto ou peça isolada. As sujeições impostas pelo meio exterior à liberdade de deslocamento de pontos de uma estrutura,são denominadas ligações externas. O sistema que realiza uma ligação externa é chamada apoio. Cada apoio restringe a possibilidade de movimento da estrutura, em relação ao meio exterior, isto é,impõe à estrutura um certo número de vínculos. Os apoios são classificados de acordo com a quantidade e com a qualidade dos vínculos que impõem.
As noções de força (concentrada ou distribuída), momento etensão são, genericamente, designadas por esforço. Os esforços que atuam sobre uma estrutura, provenientes do meio exterior, são denominados esforços externos. Os que se manifestam entre os elemtnosadjacentes de um corpo são os esforços internos, ou tensões.
CARREGAMENTO
Também designado de carga, está relacionado aos esforços externos atuantes no sistema.
- Cargas fixas: São as que não sedeslocam relativamente à estrutura que atuam. Podem ser: * Permanentes: São as que se consideram aplicadas permanentemente, por exemplo, o peso próprio da estrutura. * Acidentais: São as quese consideram não atuando permanentemente. Exemplos: Ação do vento, empuxo, cargas verticais...
- Cargas móveis: Uma carga é móvel quando se desloca relativamente à estrutura que atua, considerando-sea posição relativa dos esforços que a compõem. Por exemplo, o peso de um veículo que se desloca numa ponte.
-Cargas por efeito de inércia: São as causadas por ações dinâmicas, como por exemplo,aceleração e frenagem, impacto, força centrífuga.
- Cargas de sujeição: São as provocadas por variação da temperatura, atrito nos parelhos de apoio, recalques de apoio (deslocamento das fundações),retração e deformação lenta do concreto.
ESTRUTURAS LINEARES:
- Todo corpo de forma bastante alongada, isto é, que tenha uma dimensão bem superior às outras duas, é denominado barra.
Nosso objetivo...
tracking img