Estrutura e superestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA E SUPERESTRUTURA

CLASSES SOCIAIS E ESTRUTURA SOCIAL

LUTAS DE CLASSES







Para Marx, estrutura é um conjunto de forças produtivas e das relações sociaisque são a base fundamental daquilo que se forma a sociedade. Na superestrutura, de acordo com a concepção materialista, os homens, com o passar do tempo, formam o que chamamos de ideologias políticas,religiosas e sociais, e também aquilo que julgamos ser estético ético e moral, modificando e reformulando assim, a maneira pessoal de se ver a sociedade, bem como readaptando os elementos religiosos,políticos e sociais, de acordo com as mudanças que ocorrem no modo de produção, na época em que vive.

Marx não nos deixou especificamente uma teoria em relação às classes sociais, entretanto apartir de elementos propagados em seus diferentes trabalhos, foi elaborada uma teoria, a qual iniciou- se afirmando que a produção é o elemento principal do trabalhador e que é a partir dela que ohomem torna-se cidadão e se sociabiliza, pois é através da produção que o trabalhador estabelece relações sociais necessárias na vida em comum e de toda sociedade, a qual se não bem estruturada, submeteo trabalhador e as classes, à exploração, à opressão e à alienação. Nas sociedades limitadas, sua sobrevivência dependia de lutas constantes para obtenção daquilo que lhe era necessário. Aorganização era simples: dividia-se entre força, gênero e idade, surgindo então uma divisão social de trabalho, onde cada um tinha seu papel e passando a exigir mais do outro, tanto sobre o modo de produção,quanto dos produtores.

“Marx acredita que a tendência do modo capitalista de produção é separar cada vez mais o trabalho e os meios de produção, concentrando e transformandoestes últimos em capital e aquele em trabalho assalariado e, com isso eliminar as demais divisões intermediárias das classes.”

MARX, DURKHEIM, WEBER. Um toque de clássicos....
tracking img