Estrutura e organização da educação brasileira

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Roteiro de atividade: Estrutura e Organização da Educação Brasileira.

QUESTÕES DISSERTATIVAS
Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Prof. Djalma Silveira

1. A denominação “Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/69. Assim, responda: quais eram os seus objetivos e que condições ela impunha e estabelecia naquele momento?
R=A denominação“Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/1969, e fixava os mínimos de conteúdos das disciplinas e da duração do curso de Pedagogia (professores e especialistas). Posteriormente, a Resolução 9/1969 estabelecia os mínimos de conteúdos e a duração dos cursos para formação pedagógica em nível de licenciatura.

2. Quais foram os avanços trazidos com a aprovação daLDB?
R= Ela trouxe um enorme avanço: definiu o que pode o que é e o que não é permitido em termos educacionais. As delimitações e as permissões constantes em sua estrutura permitiu traçar uma linha divisória em algum ponto razoável, para tornar possível a própria administração do sistema educacional brasileiro. Por isso é vista aqui como um ordenamento jurídico de grande impacto nas instituições deensino, além de trazer em seu bojo um conjunto de elementos inovadores para a Educação brasileira. Outro elemento importante trazido pela LDB foi caracterizar a Educação como dever da família e do Estado, através dela foram introduzidos a autonomia e flexibilização dos sistemas de ensino, a introdução dos sistemas de avaliação, a municipalização do ensino, além de abrir espaço para a educação adistância e, principalmente a educação especial.

3. Muito se discute sobre os aspectos políticos da Educação. Hoje, encontramos autores afirmando existirem duas formas de políticas educacionais: uma, de “cima para baixo” e “de baixo para cima”. Assim, disserte sobre estas duas formas de política, discutindo e diferenciando-as
R= A política educacional inspira-se numa pedagogia avançada baseadaem projetos governamentais escolares para o campo educativo.
Há autores que afirma que há dois tipos de políticas educacionais, uma é a de cima para baixa e a outra é a de baixo para cima. A de cima para baixo tem como objetivo o poder do governo em relação a educação fazendo com que a base constitucional seja incorporada na educação,onde o governo estabelece metas a serem cumpridas e objetivos aserem alcançados. A de baixo pra cima basea-se na instituição escolar, onde cada escola tem normas e bases educacionais especificas, onde educadores e profissionais da área elaboram os projetos a partir dos projetos implantados pelo governo.

4. No início dos anos 80, a ditadura militar começou a dar os primeiros sinais de seu esgotamento e o relativo relaxamento da censura e da repressão,abrindo espaço para as primeiras manifestações mais explícitas da resistência democrática. Em decorrência disso, o país viveu momentos de reformulações importantes no campo educacional. Cite um fato de destaque ocorrido neste momento histórico, que causou implicações diretas no contexto educacional brasileiro atual.
R= No inicio dos anos 80 ocorreu um fato importantíssimo que pretendia mudar arealidade educacional, onde nem todos tinham acesso a educação, sendo ela excludente e elitista. Houve um marco no processo educacional onde a concepção tecnicista tornou um plano nacional em instrumento de racionalidade tecnocrática, havendo assim um desenvolvimento industrial transformando a sociedade, pois a educação é a principal porta para o emprego.

5. Por que é importante que todos tenhamconhecimentos básicos sobre programas e financiamentos em educação?
R=Para que todos juntos como educadores, pais, alunos e outros possam revogar seus direitos com dignidade e juntos terem as possibilidades de se cobrar e intervir no uso do fundo publico e fiscalizar o uso dos recursos na área..

6. (ENADE, 2008 - LETRAS - Questão 40). Entre o surgimento da linguagem humana e o da escrita,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!