Estrutura e organização da educação brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO

|
ØLeia as questões abaixo e responda individualmente. ØPara finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo: 1)      Seu nome e seu RA 2)      Nome do tutor presencial 3)      Nome da disciplina 4)      Nome do professor EAD 5)      Conteúdo das respostas das questões 6)      Atividade avaliativa – Questionário  concluído, postar estearquivo no Moodle 7)      Prazo de Entrega/postagem no Moodle - 11 de abril de 2011 à 01 de maio de 2011   Lembrem-se !   Ø      Esta  questão deve ser  respondida  individualmente e você deverá  postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, no período de 11 de abril de 2011 à 01 de maio de 2011, impreterivelmente. Ø      A atividadepostada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio). Ø      Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum)  ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto,  e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.   |
        Questões Dissertativas   |
  1. (0,2) Adenominação “Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/69. Assim, responda: quais eram os seus objetivos e que condições ela impunha e estabelecia naquele momento?
Resposta: De caráter predominantemente instrumental, havia dado ênfase ao objetivo de qualificação para o trabalho no primeiro e segundo graus. Esta devia ser concretizada no currículo,compreendendo uma parte de educação geral e outra de formação especial. No ensino de primeiro grau, a parte de educação geral seria exclusiva nas séries iniciais e seria predominante, porém não exclusiva, nas séries finais. Estas últimas incluiriam parte de formação especial, cujo objetivo seria sondagem de aptidões e iniciação para o trabalho. No segundo grau predominaria a parte de formação especial, comobjetivo de habilitação profissional. Estes dispositivos encontraram resistências por parte das escolas e dos educadores, tendo sido alterados pela Lei nº7.044/1982, que substituiu a qualificação pela preparação para o trabalho no ensino de segundo grau. O curso normal, destinado à formação de professores do ensino de primeiro grau, com a Lei nº 5.692/1971, passou a ser uma das habilitações doensino de segundo grau, provocando desestruturação e perda de identidade da escola normal até então existente.

2. (0,2) Quais foram os avanços trazidos com a aprovação da LDB?
Resposta: A afirmação do direito à educação de qualidade; A garantia de ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que não tiveram acesso em idade própria; A progressiva extensão da obrigatoriedadee gratuidade ao ensino médio; A garantia de atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 ano de idade; A garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino . A garantia de atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação eassistência à saúde; A oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

3. (0,2)  Muito se discute sobre os aspectos políticos da Educação. Hoje, encontramos autores afirmando existirem duas formas de políticas educacionais: uma, de “cima para baixo” e “de baixo para cima”. Assim, disserte sobre estas duas formas de política, discutindo e diferenciando-as.
Resposta: Aconcepção neoliberal de gestão do Estado aparece no Brasil de diferentes formas, mas com a característica comum de reduzir o papel do Estado no suporte da educação pública e aumentar o papel da sociedade ou legitimando e incorporando, na gestão das escolas públicas, práticas típicas do mercado capitalista. Com a Revolução Tecnológica e a Globalização há uma demanda por trabalhadores mais...
tracking img