Estrutura e org.da ed. brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1. A denominação “Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/69. Assim, responda: quais eram os seus objetivos e que condições ela impunha e estabelecianaquele momento? - Resposta.

Questão 2. Quais foram os avanços trazidos com a aprovação da LDB? - Resposta.

Questão 3. Muito se discute sobre os aspectos políticos da Educação. Hoje, encontramosautores afirmando existirem duas formas de políticas educacionais: uma, de “cima para baixo” e “de baixo para cima”. Assim, disserte sobre estas duas formas de política, discutindo ediferenciando-as. - Resposta.

Questão 4. No início dos anos 80, a ditadura militar começou a dar os primeiros sinais de seu esgotamento e o relativo relaxamento da censura e da repressão, abrindo espaço para asprimeiras manifestações mais explícitas da resistência democrática. Em decorrência disso, o país viveu momentos de reformulações importantes no campo educacional. Cite um fato de destaque ocorridoneste momento histórico, que causou implicações diretas no contexto educacional brasileiro atual. - Resposta.

Questão 5. Por que é importante que todos tenham conhecimentos básicos sobre programas efinanciamentos em educação?- Resposta.

Questão 6. (ENADE, 2008 - LETRAS - Questão 40). Entre o surgimento da linguagem humana e o da escrita, sucederam 1.400 gerações. No intervalo de vida de umageração, cerca de vinte anos, novos paradigmas tecnológicos são inventados e reinventados. - Resposta.

Questão 7. (Provão do MEC, 2002 - PEDAGOGIA – Questão 5). Num debate entre educadores sobregestão participativa na escola pública, uma diretora afirmou saber da importância da participação dos pais dos alunos no Conselho Escolar e exemplificou esta participação da seguinte forma:
“Uma mãefaxineira pode participar ajudando na limpeza da escola. Um pai pedreiro e analfabeto não pode opinar na alfabetização do filho, mas pode colaborar com reparos no prédio da escola”.

A partir...
tracking img