Estrutura e estética da redação administrativa- parte 1

ESTRUTURA E ESTÉTICA DA REDAÇÃO ADMINISTRATIVA- PARTE 1
OBJETIVO DA AULA
1) Definir normas estéticas para os diversos tipos de texto administrativo;
2) Identificar regras para aprimorar a linguagem, adequando-a à redação administrativa.

INTRODUÇÃO
Nesta aula, os formatos de correspondência empresarial (carta, e-mail, memorando ou comunicação interna e ofício) serão apresentados eaperfeiçoados.
Atentaremos para sua estrutura estética (tanto no tratamento da linguagem como em sua apresentação física).
Para esse fim, serão utilizados textos de natureza empresarial, exercícios de fixação, propostas de leitura e vídeo.

Redação comercial
Como resultado de tudo o que vimos até agora em nosso curso, redigir bem é colocar-se no lugar do destinatário, ser natural e preciso.CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
É o conjunto de normas regedoras das comunicações escritas entre pessoas ou entidades; orientam a feitura e a tramitação dos documentos. Ex.: Empresarial: pode ser comercial (de empresas comerciais ou indústrias), bancárias de estabelecimentos bancários ou afins.

CARTA COMERCIAL
Serve de veículo que há séculos impulsiona negócios e direciona riquezas incalculáveis, além depermitir a comunicação diária entre empresários. É a mais importante das modalidades de correspondências comercial, devendo acompanhar a constante modernização das empresas.
Essa atuação reflete a imagem, o grau de atualização e eficiência de seus autores e remetentes.

O Estilo e a Estética revelam as virtudes e defeitos daqueles que utilizam dessa forma de comunicação. E hoje, em que serespira tecnologia a ordem é evitar erros, combater falhas e acertar cada vez mais.
É importante cultivar qualidades de estilo. E declarar guerra aos defeitos mais comprometedores: vulgaridades, frases feitas, chavões, distorções da realidade, ambiguidades e imprecisões, erros ortográficos e de concordância, obscuridade, confusão e contradição.

Para mais informações, leia agora o texto: DicasImportantes
Carta comercial
CARTA COMERCIAL
REPONDA A PERGUNTA A SEGUIR
DE ACORDO COM O QUE VOCÊ LEU NESTA AULA COMO PODEMOS DEFINIR A CARTA COMERCIAL? É um documento de correspondência externa em­pregado como meio de comunicação formal entre duas empresas ou uma empresa e uma pessoa (ou vice-versa), cujo conteúdo se relaciona a assuntos comerciais e/ou financeiros de interesse de uma ou ambas aspartes envolvidas.
REDAÇÃO
A redação de uma carta comercial de boa qualidade baseia-se em dois aspectos essenciais: o que dizer e como dizer.
O o que dizer, isto é, o conteúdo, é evidentemente determinado por um fato concreto que gera a necessidade de se redigir a carta (ex.: cobrança, reclamação a respeito de um produto recebido etc.)
O como dizer exige do redator, além de um bom domíniosobre a língua escrita, um certo cuidado subjetivo e uma certa dose de sensibilidade, porque é indispensável adequar o "tom" da linguagem à finalidade a que se destina a carta. Não se usa, por exemplo, o mesmo "tom" quando se cobra um bom cliente (que ocasionalmente atrasou um pagamento) e quando se cobra um mau cliente (que, depois de várias cobranças, continua simples­mente ignorando o fato).
Oestudo da carta comercial será aos aspectos relacionados à estrutura, à distribuição dos elementos na página.

UTILIZAÇÃO
A carta comercial é, sem dúvida, o mais importante tipo de redação administrativa. Através dela, estabelecem-se, mantêm-se ou encerram-se as mais variadas relações comerciais e/ou financeiras. Assim, torna-se pratica­mente impossível enumerar todas as situações em que, nasrelações comerciais, essa forma de correspondência é usada. Seu emprego pode ir de um simples comunicado de recebimento de encomenda até uma delicada cobrança a um cliente.
Uma carta comercial bem-feita pode ser o ponto de partida para a concretização de bons negócios; da mesma forma, uma carta mal redigida e "desastrada" pode levar a empresa a perder um bom cliente ou um parceiro comercial...
tracking img