Estrutura e analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA - LETRAS





ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA



Douglas Alves de Carvalho RA. 3815675281
Eliana Pereira dos Santos Nascimento RA. 3875752882
Mariana Pereira Ribeiro RA. 4918913559
Martine Louise Leresche Paulo RA. 4536879436
Priscila Cristina da Silva RA. 4303764174
Sayonara A.Lopes RA. 3830713456




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e Organização da educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor a distância: Levi Merenciano / Fernanda Tamborim Ribeiro





Campinas
2012Resumo; A educação Brasileira é regulamentada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que define os princípios orientadores da organização de programas de educação para a educação básica.

Os níveis de modalidades de educação dependem do regime de colaboração entre seus sistemas de ensino, com a união do Governo Federal, Distrito Federal, os Estado eMunícipios. Nesse regime de colaboração, caso o Munícipio não consiga atingir os princípios da política nacional, ele pedirá ajuda ao Estado, isto não quer dizer que não possa pedir ajuda diretamente a união.

De acordo com o Plano Nacional de Educação é garantido o acesso ao ensino fundamental obrigatório de 8 anos (agora de 9 anos), que tem como objetivo a formação básica doeducando, desenvolvendo-o e assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.



PALAVRAS CHAVES:

Constituição, Educação, cidadão, Governo Federal,







Abstract - The Brazilian education is regulated by the Federal Government through the Ministry of Education,which sets out the guiding principles of organization of education programs for basic education.
       Levels of education approaches depend on the procedure for cooperation between their education systems, with the union of the Federal Government, Federal District, State and municipalities. In collaboration system, if the City cannot achieve the principles of national policy, he will ask state aid, thisdoes not mean you can not ask for help directly to the union.
       According to the National Education Plan is guaranteed access to basic education compulsory eight years (now age 9), which aims at educating the basic training, developing it and ensuring it is the joint essential to the exercise citizenship and providing him with the means to progress in work and studies.




PALAVRASCHAVE :

Brasilian, education, national.














INTRODUÇÃO - Baseada na leitura da L.D.B. (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) e da Constituição Federal de 1988, entre outras publicações, podemos verificar que existe um sistema de ensino que regulamenta a educação brasileira. A educação está vinculada a todos os setores da sociedade brasileira, família,Estado, enfim, toda sociedade é responsável pela educação. A educação define o tipo de formação do cidadão, “inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Constituição Federal de 1988).


A educação brasileira é regulamentada peloGoverno Federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e regulamenta os princípios nos quais ela deve acontecer. A igualdade de direitos ao acesso escolar, a permanência e conclusão dos estudos com direito a liberdade de expressão, tolerância às diferenças, gratuidade de ensino, valorização profissional, gestão democrática, garantia mínima de qualidade e valorização do ser humano e...
tracking img