Estrutura sistema financeiro brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura do sistema financeiro brasileiro

O tipo de instituição dominante no Brasil é o banco universal de tipo alemão, aqui denominado de banco múltiplo, um tipo de instituição que atua emvários segmentos do mercado financeiro, notadamente a captação de depósitos, a intermediação de crédito e transações nos mercados de títulos. Esse tipo de instituição foi criado, oficialmente, em 1988, pelaResolução nº 1.542 do Banco Central do Brasil, sepultando o modelo de organização financeira adotado com as reformas de 1964 e 1965, inspiradas no modelo norte-americano.

Na verdade, a altainflação dos anos 1970 e 1980 já havia inviabilizado o modelo anterior. bancos comerciais, captadores de recursos de curto prazo sob a forma de depósitos, foram favorecidos pelo encurtamento de prazos decontratação, resultante da aceleração da inflação. Por outro lado, a importância crescente dos mercados de divida pública estimulou o desenvolvimento da capacidade de operação em mercados de títulos. Comisso, naturalmente, a atuação dos bancos comerciais transformou-os em bancos universais, firmemente plantados nos dois principais segmentos do mercado financeiro: de crédito e de papéis. Em inicio de2001, 164 dos 210 bancos então existentes eram múltiplos. Na realidade, mesmo dentre os 28 bancos oficialmente classificados como comerciais, naquela data, vários operavam, na prática, com múltiplascarteiras.

A Constituição de 1988 também contribuiu para a fixação de aspectos importantes do sistema existente no Brasil hoje. A Assembléia Constituinte tornou a organização do sistema financeiromatéria constitucional – que, no entanto, aguarda definição até hoje. Alguns traços da estrutura financeira brasileira refletem esta indefinição regulatória. O mais visível deles é sem duvida o que serefere à participação de bancos estrangeiros no sistema bancário doméstico. No momento, a entrada de novas instituições estrangeiras está proibida, exceto nas situações em que o Presidente da...
tracking img