Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura organizacional
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descriçãodos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estruturaorganizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as indústrias ("estrutura industrial"), ou seja, quando há grandesvariações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças "estruturais" profundas.
Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standard Oil eSears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para eles, aestrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera a tecnologia de que dispõe e ascaracterísticas de seus participantes.
Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização atua e que é caracterizado por três tipos:
 O ambiente estável: com pequena variação, quequando ocorre é previsível e controlável;
 O ambiente em transformação: em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;
 O ambiente turbulento: em que as mudanças são velozes, oportunistase, não raro, surpreendentes.
Estrutura Formal
É uma estrutura que é planejada, é "oficial", o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescera um tamanho imenso, dependendo da organização. A comunicação é basicamente vertical, onde os funcionários respondem aos chefes diretos. As estruturas formais são, em outras palavras, a idealização...
tracking img