Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Compreendendo o Estilo da Sua Empresa
Eu tenho o hábito de assistir desenhos animados. De fato, eles ligam minha “válvula de nostalgia” e me fazem relaxar minha ocupada cabeça quando ela precisa. Mais engraçado é quando você se pega refletindo sobre assuntos sérios assistindo a pequenos marcianos apertando parafusos em uma fábrica de desenho animado. Pois bem: foi exatamente o que me deu a idéiado artigo desta semana.
Embora possuam muitas nuances, as estruturas organizacionais das empresas atuais não são tão difíceis de compreender. É muito interessante observar e entender a filosofia que está por trás da forma particular que a sua empresa divide e define posições e funções porque (além de clarificar para você mesmo qual é o seu lugar ali dentro) pode ajudar a explicar muitosmistérios de projetos, como porque aquele recurso valioso nunca está disponível para você ou o quê afinal é aquela figura do seu cliente chamada “expedidor de projetos”.
A Estrutura Funcional
Feche os olhos e imagine uma empresa fictícia na sua cabeça, digamos uma montadora de automóveis. Agora comece a imaginar como a empresa se divide internamente. A maior probabilidade é que você tenha imaginado umaempresa funcional, que é a organização clássica e existente desde a época da revolução industrial. Garanto que todas as empresas que você já viu em desenhos animados (como a fábrica de parafusos marciana) eram organizações funcionais.
A organização funcional é aquela claramente dividida em áreas de conhecimento ou departamentos, e que define uma hierarquia clara nessas áreas. É aquela empresa quepossui um departamento de engenharia, um de produção, um financeiro, um de informática e qualquer outro que você já tenha visto; cada um destes departamentos possui um gerente (que chamamos de gerente funcional); todo mundo que trabalha no (digamos) departamento de informática é um profissional de informática; além disso, todo mundo em uma organização funcional possui somente um chefe que possuium chefe, e assim subimos na hierarquia até o presidente. 
Vantagens/Desvantagens  
A organização funcional tenta tirar vantagem do conhecimento dos funcionários, agrupando todos aqueles que possuem o mesmo perfil e mesma formação técnica juntos em unidades altamente especializadas e produtivas. O plano de carreira neste tipo de organização é claro e como esses funcionários só possuem um chefenão há conflitos de autoridade. Isso faz da organização funcional uma excelente executora de operações, ou seja, trabalho contínuo e repetitivo.
As desvantagens são bastante conhecidas por aqueles que trabalham neste ambiente: o modelo é muito rígido e muito fragmentado, ou seja, cada departamento é quase uma empresa independente dentro de uma empresa maior. Há pouca comunicação interdepartamental:esta tende a ser burocratizada e difícil, e não é incomum existirem feudos e rivalidades entre as áreas da empresa. 
Gerenciando Projetos em Organizações Funcionais  
Este é um ambiente bastante árido para o gerenciamento de projetos, porque:
•  Projetos interdepartamentais são virtualmente inexistentes. O máximo que se consegue é que cada departamento trate o projeto como uma atribuiçãointerna e a interface entre eles seja feito pelos gerentes.
•  O gerente de projetos tem pouca ou nenhuma autoridade: seu poder é literalmente esmagado pelos gerentes funcionais.
•  Os funcionários não priorizam projetos, porque no fundo são avaliados pela sua performance no trabalho operacional (que é o foco real deste tipo de empresa). É muito comum haver atrasos justificados por “ocorreu umaemergência na minha área”. Isso acontece também porque normalmente esses funcionários não são alocados em projetos em tempo integral. Aliás, esse também é o caso do gerente de projetos.
•  Na verdade, normalmente em organizações funcionais não existe a posição de “gerente de projetos”. O comum é alocar um funcionário que é um técnico reconhecido na área de atuação do projeto e indicá-lo como...
tracking img