Estrutura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Organizacional

Introdução
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os principais conceitos relacionados à estrutura organizacional, bem como as técnicas utilizadas para defini-la.
Explica Maximiano (2000), que uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar e quaisrecursos pretende aplicar chama-se planejamento. O processo de definir como as atividades serão realizadas, por meio da utilização de recursos, chama-se organização.
O processo de organizar, ou processo de organização cria uma estrutura estável e dinâmica, que define o trabalho que as pessoas, como indivíduos ou integrantes de grupos, devem realizar. Essa estrutura chama-se estruturaorganizacional.
Assim como ocorre com o planejamento estratégico e outras técnicas de administração, toda organização tem uma estrutura organizacional. Grandes organizações têm estruturas complexas, explícitas e formalizadas. As organizações de pequeno porte têm esquemas mais simples para definir quem realiza quais atividades.
A estrutura organizacional é um recurso que todas as organizações utilizam. Étambém uma estratégia, por meio da qual cada organização mobiliza seus recursos. Para montar uma estrutura organizacional eficaz, que facilite a realização dos objetivos, os administradores devem levar em conta diversos fatores internos e externos. Dependendo do comportamento desses fatores, a estrutura precisará ser alterada, para ajustar-se dinamicamente a novas circunstâncias.

1. Como aespecialização e a coordenação influenciam a estrutura organizacional:
Dentro das organizações o grau de funcionalidade das operações é que determinará a especialização necessária para que seja exercida tal tarefa, assim, conseqüentemente, deve ser feito um trabalho de coordenação minucioso em cima das diferentes áreas da estrutura organizacional para que as atividades possam fluir de maneira organizadae funcional.
De acordo com Bateman (1998), as organizações são estruturadas em torno de dois conceitos fundamentais: a especialização e a coordenação.
A Especialização é a subdivisão do trabalho da organização em tarefas menores. Várias pessoas da organização desempenham tarefas diferentes e a distribuição dessas tarefas entre as pessoas ou grupos normalmente é chamada de divisão do trabalho.Como as tarefas não podem ser desempenhadas de forma independente, pelo fato de todas as unidades constituírem uma organização maior, deve existir algum grau de comunicação e de cooperação entre elas, ou seja, integração.
A integração, explica Bateman (1998), é o grau em que as unidades de trabalho diferenciadas trabalham juntas, coordenando seus esforços, sendo alcançada por meios de mecanismosestruturais que melhoram a colaboração e a coordenação, visando integrar as unidades que desempenham as funções. Vale ressaltar que quanto mais diferenciada for a empresa, maior será a necessidade de integração entre suas diferentes unidades.
Com relação à coordenação, esta se refere ao procedimento que liga as várias partes da organização no sentido do alcance da missão global da empresa. Aqui éimportante pontuar que quanto maior a quantidade de subunidades, maior o grau de diferenciação na empresa – pessoas em várias unidades que trabalham em tarefas muito diferentes, com habilidades e métodos de trabalho diferentes – e mais difícil, portanto, se torna sua coordenação.
Verifica-se nesse contexto, que o fator especialização é importante peça que definirá o grau de complexidade dedeterminada estrutura organizacional. Quanto maior o número de tarefas exigidas, maior a necessidade de especialização, e sobretudo, de coordenação, de modo que todas as partes caminhem focando o mesmo objetivo, com a maior integração possível.

2. Como a autoridade funciona:
O papel da autoridade nas organizações é fundamental para o seu funcionamento, ela funciona como o poder legítimo delegado...
tracking img