Estrutura organizacional nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Estrutura Organizacional Nas Empresas

Introdução à Estrutura Organizacional nas Empresas
1. O Que é Estrutura Organizacional?
É a estrutura formal na qual ocorrem as relaçõesfuncionais e pessoais da empresa. Uma vez que define como as tarefas serão divididas, agrupadas e coordenadas, os gerentes precisam considerar os seguintes elementos: especialização do trabalho,departamentalização, cadeia de comando, margem de controle, centralização ou descentralização e formalização.
1.1 Especialização do Trabalho/ Divisão do trabalho
A divisão do trabalho, ou especialização dotrabalho, descreve o grau em que as tarefas organizacionais são subdivididas em cargos distintos. Um trabalho completo não é executado por apenas uma pessoa. Ao contrário, ele é dividido em etapas, cadauma finalizada por uma pessoa diferente. Ao final dos anos 1940, a especialização do trabalho permitiu às empresas industriais a utilização mais eficiente das qualificações de seus funcionários. Dessaforma, os gerentes acreditavam que a divisão do trabalho oferecia uma fonte inesgotável de aumento da produtividade. Nos anos 60, contudo, as “deseconomias” humanas advindas da especialização dotrabalho passaram a ultrapassar as vantagens econômicas. Os gerentes hoje percebem que embora a divisão do trabalho seja apropriada para certos trabalhos, a produtividade em outros trabalhos pode seraumentada por meio do alargamento da margem dos cargos.
1.2 Departamentalização
A base na qual os cargos são agrupados para coordenar tarefas comuns é chamada de departamentalização. As atividades podemser agrupadas por função e buscar economias de escala mediante a lotação de funcionários com qualificações e orientações comuns em unidades comuns. As tarefas podem ser agrupadas de acordo com umproduto específico. Isto aumenta a responsabilidade pelo desempenho do produto, já que todas as atividades relacionadas ao produto estão sob a direção de um gerente. Se os clientes de uma organização...
tracking img