Estrutura madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS III PROF° CELSON
ARQUITETURA E URBANISMO – FAMETRO – 6° PERÍODO
1° Qual a importância do controle de umidade em peças de madeira. Qual o valor máximo aceitável?
R – É importante devido as seguintes situações:
- Redução da movimentação dimensional;
- Melhorar o desempenho quanto aos acabamentos com tintas, vernizes entre outros.
- Redução na probabilidade deataques por fungos;
- Aumento da resistência e elasticidade da madeira;
A umidade máxima permitida pela norma é 12%

2° Explique o que é densidade da madeira, faça comparações em termos de peso próprio entre a densidade da madeira, concreto e aço:
A densidade representa a relação do peso próprio do material pela relação de volume.
Concreto: 2500 kg/m³
Madeira: 500 kg/m³
A normabrasileira apresenta duas definições de densidade a serem utilizadas em estruturas de madeira: a densidade básica e a densidade aparente. A densidade básica da madeira é definida como a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado e pode ser utilizada para fins de comparação com valores apresentados na literatura internacional. A densidade aparente é determinadapara uma umidade padrão de referência de 12%, pode ser utilizada para classificação da madeira e nos cálculos de estruturas.
3°Explique o comportamento da madeira quando submetida a esforço de compressão. Qual a relação entre as compressões paralelas e normais?
R – A compressão na madeira pode ocorrer segundo três orientações: paralela, normal e inclinada em relação às fibras. Quando a peça ésolicitada por compressão paralela às fibras, as forças agem paralelamente ao comprimento das células. As células reagindo em conjunto conferem uma grande resistência da madeira à compressão. No caso de solicitação normal ou perpendicular às fibras, a madeira apresenta resistências menores que na compressão paralela, pois a força é aplicada na direção normal ao comprimento das células, direção naqual possuem baixa resistência. Os valores de resistência à compressão normal às fibras são da ordem de ¼ dos valores de resistência à compressão paralela. A compressão paralela tem a tendência de encurtar as células da madeira ao longo do seu eixo longitudinal (Figura 19a). A compressão normal comprime as células da madeira perpendicularmente ao eixo longitudinal (Figura 19b). E a compressãoinclinada: age tanto paralela como perpendicularmente às fibras (Figura 19c).
[pic]

4°Explique o comportamento da madeira sobre os seguintes esforços:
a) Flexão
Na solicitação à flexão simples, ocorrem quatro tipos de esforços: compressão paralela às fibras, tração paralela às fibras, cisalhamento horizontal e, nas regiões dos apoios, compressão normal às fibras.
A ruptura empeças solicitadas à flexão ocorre com a formação de minúsculas falhas de compressão seguidas pelo esmagamento macroscópico na região comprimida. Este fenômeno gera o aumento da área comprimida na seção e a redução da área tracionada, causando acréscimo de tensões nesta região, podendo romper por tração.
[pic]
b) Cisalhamento
O cisalhamento na madeira pode ocorrer sob três formas. Aprimeira seria quando a ação é perpendicular às fibras (Figura 21a), porém este tipo de solicitação não é crítico, pois, antes de romper por cisalhamento, a peça apresentará problemas de esmagamento por compressão normal. As outras duas formas de cisalhamento,ocorrem com a força aplicada no sentido longitudinal às fibras (cisalhamento horizontal),e à força aplicada perpendicular às linhas dosanéis de crescimento (cisalhamento,rolling). O caso mais crítico é o cisalhamento horizontal que rompe por escorregamento,entre as células da madeira. Na Figura 21a é ilustrada a deformação das células,perpendicularmente ao eixo longitudinal. Normalmente não é considerada, pois outras,falhas ocorrem antes. Na Figura 21b é ilustrada a tendência das células da madeira,separarem e escorregarem...
tracking img