Estrutura linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Linear
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cadasuperior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.
Caracteriza-se por definir uma sequência de raciocínio. Nela, os argumentos vão progressivamente se somandoem direção à conclusão. Na estrutura linear as ideias têm peso e função bem diferenciadas. Cada ideia se relaciona com a anterior e também com a posterior, numa relação encadeada ordenadamente.
Osconceitos, os dados, as informações ou as inferências conduzem o leitor para a questão principal, que está sempre na conclusão.
No texto linear, o autor do texto vai induzindo o leitor adeterminadas conclusões. Por ter esse caráter indutivo, a estrutura linear é a mais utilizada em textos didáticos. Quando o redator do texto usa essa estrutura, ele espera que o leitor acompanhe seu raciocíniopasso a passo, e que só no final entenda todo o seu significado ou onde se quer chegar.
Nesse tipo de texto, as ideias são identificadas com clareza. Podem ser introdutórias, de desenvolvimento ouconclusivas. A conclusão é formada por uma ou mais ideias resultantes de uma argumentação que foi sendo construída desde a introdução.
Nesse tipo de texto, as ideias são identificadas com clareza.Podem ser introdutórias, de desenvolvimento ou conclusivas. A conclusão é formada por uma ou mais ideias resultantes de uma argumentação que veio sendo construída desde a introdução. O objetivo é que ointeresse do leitor cresça a cada passo. Por essa razão, o trabalho nunca será satisfatório se a sua conclusão for redundante ou repetitiva.
No gráfico, a sequência de ideias está colocada em uma linhareta. Daí o nome 'linear' . Uma conclusão que repete ideias, por exemplo, desestimula o leitor e contraria o princípio da estrutura linear, pois não acrescenta nada de novo no final. Se imaginarmos...
tracking img