Estrutura horizontal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Estrutura Horizontal

- Necessidade de fazer a departamentalização (subdivisão de uma organização em subunidades menores) para haver um maior controle da empresa.
- As três abordagens básicas à departamentalização são: funcional, divisional e matricial.

- Estrutura Funcional
- Consiste em um executivo e um pessoal com atividades de linha em áreas dominantes, como produção, marketing,pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos e finanças. As linhas de comunicação são diretas, é alto o grau de especialização e as decisões são descentralizadas.
- A estrutura funcional é, provavelmente, o tipo predominante de atividade desenvolvida na maioria das organizações. Longenecker defende que esse modelo está especialmente presente em organizações pequenas, embora os dados empíricos aesse respeito também indiquem sua utilização em grandes organizações. Dale estudou 100 grandes empresas. Os dados mostraram forte tendência em direção a estrutura funcional na produção, na mercadologia e nas relações industriais, como os mais importantes segmentos da estrutura.
- Terry observa que esse tipo de estrutura é frequentemente usado para identificar as principais unidades organizacionais,como produção, vendas e finanças. Além disso, enfatizou que esse método é também frequentemente utilizado nos níveis mais baixos. Por exemplo, Longenecker sugere que uma pequena organização deve possuir um departamento funcional básico, como a manufatura. Esta pode ser, além disso, dividida em funções essenciais, segundo suas atividades distintas, como perfuração, torneio, pintura, e assim pordiante (como encontramos, por exemplo, em um departamento de produção de automóveis).
 Obs.: texto retirado de: Introdução a Administração; Eunice Laçava; pág.234

- Estrutura Divisional

- Ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Na estrutura divisional, cada divisão é criada como uma unidade auto-contida e auto-suficiente paraproduzir um determinado produto ou serviço. Cada divisão possui todos os departamentos funcionais necessários para gerar o produto ou serviço, onde irá produzir determinado resultado.
- Em grandes organizações, com unidades separadas, a estrutura divisional é a preferida, pois as diferentes tarefas servem diferentes clientes ou utilizam diferentes tecnologias.
- A estrutura divisional apresentaalgumas variações que são:

Estrutura baseada em produtos/serviços
- Trata-se de um tipo em que a organização forma divisões ao redor de seus produtos ou serviços.
- Essa estrutura oferece as seguintes vantagens: a responsabilidade é atribuída a cada divisão, ao concentrar-se em um único produto, cada divisão produz com melhor qualidade ou mais inovação, o espírito de equipe se desenvolvemelhor ao redor de cada linha de produção, a competição entre as divisões pode impulsionar os negócios da empresa, cada gerente aprende a gerir várias funções com maior independência e amplitude para tomar decisões.
- Essa estrutura, porém possui as seguintes limitações: cada divisão tem seus recursos próprios, o que exige duplicação de recursos e esforços ocasionando custos operacionais maiselevados, a experiência profissional é limitada a uma única linha de produtos, clientes que desejam múltiplos produtos e serviços precisam recorrer a várias divisões da organização, e cada divisão defende o seu próprio objetivo, o que pode tardar o reconhecimento da empresa quando um produto precisa se modificado.

Estrutura baseada em clientes
- A organização nessa divisão se estrutura ao redor dascaracterísticas de seus clientes ou mercados, para atendê-lo da melhor maneira possível.
- Essa estrutura oferece as seguintes vantagens: as necessidades específicas de cada tipo de cliente são mais atendidas, a focalização externa no cliente torna a organização mais atenta para as mudanças das necessidades e preferências dos clientes, as decisões internas são rapidamente tomadas através do...
tracking img