Estrutura formal e informal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para podermos adentrar no assunto de seminário de hoje explicaremos de maneira breve o significado da palavra organização usada com frequência dentro dos estudos sobre administração.                                                         
1. Organização como função administrativa e parte do processo administrativo,dentro desta visão organização significa o ato de organizar,estruturar eintegrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e atribuições de cada um deles.
2. Organização como uma entidade ou unidade social: ambiente onde as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos, neste contexto a palavra organização denota todo esforço humano usado para atingir determinados objetivos. As empresa constituem umexemplo de organização social ,frente a este ponto de vista,a organização pode ser visualizada sob dois aspectos.

Dentro desta visão, toda empresa possui dois tipos de estruturas ou organizações:
a) Organização formal: é a organização baseada em uma divisão do trabalho racional,é planejada e oficialmente reconhecida pela empresa. Pode ser definida como as funções e as comunicações que osindivíduos desempenham e suas relações de autoridade e responsabilidade dentro da instituição como um todo, buscando objetivos definidos. Organização formal é um sistema de atividades ou de forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas . A organização formal é baseada em uma divisão de trabalho racional, com especialização de órgãos e pessoas em determinadas tarefas. É a organizaçãodefinida no organograma, no qual se indica as relações dinâmicas entre os membros de uma equipe, que se constituem em responsabilidades, autoridades e comunicações de indivíduos, suas funções e relações com as demais partes da instituição.É geralmente aprovada pela direção e comunica a todos por meio de manuais de organização,de descrições de cargos,regras e regulamentos,em outros termos é aorganização formalizada oficialmente.
As principais características da organização formal são:
* 1. Divisão do Trabalho;
* 2. Especialização;
* 3. Hierarquia;
* 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;
* 5. Racionalismo.
1. Divisão do Trabalho
O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção. Para ser eficiente, a produção devebasear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas. O procedimento de dividir o trabalho começou a ser praticado mais intensamente com o advento da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção, principalmente no fabrico maciço de grandes quantidades através do uso damáquina, substituindo o artesanato, e o uso do trabalho especializado na linha de montagem. O importante era que cada pessoa pudesse produzir o máximo de unidades dentro de um padrão aceitável, objetivo que somente poderia ser atingido automatizando a atividade humana ao repetir a mesma tarefa várias vezes. Essa divisão do trabalho foi iniciada ao nível dos operários com a Administração Científica nocomeço deste século.
2. Especialização
A especialização do trabalho proposta pela Administração Científica constitui uma maneira de aumentar a eficiência e de diminuir os custos de produção. Simplificando as tarefas, atribuindo a cada posto de trabalho tarefas simples e repetitivas que requeiram pouca experiência do executor e escassos conhecimentos prévios, reduzem-se os períodos de aprendizagem,facilitando substituições de uns indivíduos por outros, permitindo melhorias de métodos de incentivos no trabalho e, conseqüentemente, aumentando o rendimento de produção.
3. Hierarquia
Uma das conseqüências do princípio da divisão do trabalho é a diversificação funcional dentro da organização. Porém, uma pluralidade de funções desarticuladas entre si não forma uma organização eficiente....
tracking img