Estrutura do tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Padrão para Redação de Trabalho de Conclusão de Curso





















1 – Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso

A estrutura dos Relatórios de TCC, além de trabalhos acadêmicos, em geral, deve seguir a estrutura ilustrada na figura 1. Cada um dos elementos da figura será detalhado nos capítulos que se seguem.


[pic]


Figura 1 – Estrutura geral deRelatório de TCC / Monografia






1 – Elementos de Pré-Texto


1.1 – Capa

A Capa é a proteção externa do trabalho, sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. O leiaute da Capa deve seguir o modelo apresentado no Anexo A.

1.2 – Página de Rosto

A Página de Rosto é a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho. O leiaute daPágina de Rosto deve seguir o modelo apresentado no Anexo B.

1.3 – Dedicatória

A página de Dedicatória é onde o autor dedica a sua obra ou inclui um pensamento ou citação. O leiaute da Dedicatória deve seguir o padrão apresentado no item Modelo de TCC.

1.4 – Agradecimentos

A página de Agradecimentos é onde são registrados agradecimentos ao orientador, instituições ou pessoas quecooperaram com o autor. Recomenda-se restringi-los ao mínimo absolutamente necessário. O leiaute de Agradecimentos deve seguir o padrão apresentado no item Modelo de TCC.

1.5 – Resumo

O Resumo deve apresentar os pontos relevantes do trabalho, onde devem ser indicados:
• A natureza do problema estudado;
• Material e método utilizados;
• Os resultados mais significativos;
• As principaisconclusões.
Quanto ao estilo:
• O resumo deve ser composto de uma seqüência corrente e coerente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos;
• A primeira frase deverá ser significativa, explicando o tema principal do documento;
• Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.
O resumo deve conter no máximo 1400 caracteres (aproximadamente 35linhas de 40 caracteres cada).


1.6 – Abstract
Versão em inglês do Resumo em português. Deve aparecer em seguida ao Resumo. Recomenda-se a utilização dos serviços de um tradutor, desaconselha-se, fortemente, a utilização dos tradutores automáticos existentes na Internet. O leiaute do Abstract deve seguir o mesmo do Resumo.

1.7 – Sumário

O Sumário constitui-se na relação das principaisseções do trabalho, na ordem em que estas se sucedem no texto e com a indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas, em algarismos arábicos. Elementos como listas de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, resumos e apêndices não devem ser numerados.
É indicado o uso do sistema de numeração progressiva para numerar as divisões e subdivisões do trabalho, conformeapresentado no Apêndice A. Devem ser empregados, no máximo, 5 seções e 6 algarismos. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumário completo do trabalho.
O sumário deve figurar logo após a dedicatória e agradecimentos, com o título centralizado, em letras maiúsculas e sem pontuação.

1.8 – Listas

São itens opcionais, que relacionam elementos selecionados do texto, na ordem deocorrência, com a respectiva indicação de páginas.

1.8.1 – Lista de Figuras

A Lista de Figuras deve ser elaborada quando houver um número de figuras superior a 5 (cinco). Pode haver uma lista única para todos os tipos de ilustrações ou uma lista para cada tipo.
As listas devem apresentar: o número da figura, sua legenda e a página onde se encontra.

1.8.2 – Listas de Tabelas

A Lista deTabelas deve ser elaborada quando houver um número de tabelas superior a 5 (cinco). Nesta lista, as tabelas devem ser relacionadas na ordem em que aparecem no texto, com indicação de seu número, título e página em que se encontra.

1.8.3 – Lista de Abreviaturas e Siglas

Relacionar as abreviaturas ou siglas utilizadas no texto, em ordem alfabética, seguidas de seus respectivos significados....
tracking img