Estrutura do sus no municipio de capitao de campos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR -APES
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI












ESTRUTURAÇÃO DO SUS NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO DE CAMPOS - PIAUÍ


















Piripiri
2011
ACACIARA DE BRITO PEREIRA
ALANA MACHADO
ALINE MARIA SILVA LIMA
AMANDA ISIS BATISTA DE REZENDE
AURESSANDRA DE CASTRO FERREIRA
AURIDÉIA CARVALHO DE SOUZA
ELAINECRISTINA ANDRADE
FRANCISCA MARIA
GISLENE CUNHA MATOS
MARIA DOS REMÉDIOS ANDRADE CÂNDIDO






ESTRUTURAÇÃO DO SUS NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO DE CAMPOS - PIAUÍ


Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial do curso de enfermagem turma “A”- Bloco V, da Christus Faculdade do Piauí, orientado pelo profº Michel Holanda na disciplina de Saúde daFamília.



Orientador: Michel Holanda









Piripiri
2011
1 INTRODUÇÃO


O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema, composto por muitas partes e, por mais diferentes que pareçam, tem uma finalidade comum: cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. O SUS existe há pouco tempo. Surgiu como resposta à insatisfação edescontentamento existente em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).
Segundo o Mistério da Saúde (2004), o SUS é constituído pelo conjunto das ações e dos serviços desaúde sob gestão pública. Está organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas e atua em todo o território nacional, com direção única em cada esfera de governo. Não é, porém, uma estrutura que atua isolada na promoção dos direitos básicos de cidadania e é responsabilidade das três esferas de governo. A Constituição Federal de 1988 determinou ser dever do Estado, garantir saúde a toda apopulação. Aqui, deve-se entender Estado não apenas como o governo federal, mas como Poder Público, abrangendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A implementação e a gestão do SUS são, portanto, também obrigações das municipalidades, que devem trabalhar integradas às demais esferas de governo, na construção de políticas setoriais e intersetoriais que garantam à populaçãoacesso universal e igualitário à saúde (PAIVA, 2006).
Segundo Paiva (2006), nem sempre é possível ao município executar sozinho todos os serviços de saúde. Pequenos municípios carecem de recursos humanos, financeiros e materiais, e sua população é insuficiente para manter um hospital ou serviços especializados. Por isso, a descentralização dos serviços implica também na sua regionalização. Numpaís imenso como o nosso, para evitar desperdícios e duplicações faz-se necessário organizar os serviços, visando dar acesso a todos os tipos de atendimento.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a estruturação do SUS no município de Capitão de Campos no aspecto da atenção à saúde. Os dados foram obtidos através de entrevista com a Secretária Municipal de Saúde e no CNESNet (CadastroNacional de estabelecimentos de Saúde).



2 ESTRUTURAÇÃO DO SUS NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO DE CAMPOS


2.1 Identificação do Município

Capitão de Campos é um município brasileiro do estado do Piauí criado pela Lei nº 1.452 de 30/11/1956. Está localizado na microrregião de Campo Maior, compreendendo uma área de 532 km2. A população total, segundo o Censo 2010 do IBGE, é de 10.955habitantes. O atual prefeito é Moisés Augusto Leal Barbosa e a atual secretária de saúde é Maria Lucelene Batista Paz.

2.2 Forma de Gestão do SUS

A gestão do SUS só é plena na Atenção Básica. Média e Alta complexidade é pactuada com o município de Piripiri-PI.

2.3 Organização dos Serviços de Saúde Vinculados ao SUS

2.3.1 Unidades de Saúde por tipo

|Código |Descrição...
tracking img