Estrutura do sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Este documento apresenta as estruturas, componentes e interação dos sistemas operacionais Windows e Linux e um comparativo entre eles relacionado com o hardware e aos demais softwares de um micro computador.

Palavras-chave: Sistema Operacional. Estrutura.


Introdução
Neste documento será apresentado o funcionamento dos sistemas operacionais, estrutura dos sistemas em Windows eLinux, juntamente com seus objetivos, vantagens e desvantagens.


1 Sistema Operacional
Um sistema operacional (SO) é formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. Entende-se por usuário todo e qualquer objeto que precise de acesso aos recursos de um computador (seja ele umusuário "real" ou aplicativo).
Os sistemas operacionais podem ser classificados de três maneiras: pelo tipo do núcleo de sistema (ou kernel), pelo método adotado ao gerenciar os programas em execução ou pelo número de usuários que podem operá-lo simultaneamente.
Resumidamente, o sistema operacional é um software que gerencia os recursos de hardware do computador, ao mesmo tempo em que fornece meiospara que os demais softwares possam utilizar esses recursos.


2 Estrutura do Sistema Operacional

2.1 Sistemas Monolíticos
Um sistema monolítico é um sistema geralmente composto apenas por conjuntos de rotinas que possuem permissão para interagir livremente umas com as outras, isto é, ele armazena diversos processos de “como fazer” em um arquivo executável único, e quando alguma rotina ésolicitada pelo usuário ou aplicação, o sistema procura a rotina e a executa, havendo, também, a possibilidade de uma rotina influenciar diretamente no resultado de outra.
Sua grande vantagem é ter um grande desempenho do sistema e, sua desvantagem é parar o sistema devido a um erro, pois as interfaces e níveis de funcionalidade não são bem separados, nem unificados.
Exemplos de sistemasmonolíticos:
• MS-DOS
• Linux
• Windows 95, Windows 98 e Windows ME



2.2 Sistemas em Camadas
O sistema em camadas divide o sistema operacional em camadas sobrepostas. Cada módulo oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas por outros módulos. Módulos de uma camada que podem fazer referência apenas a módulos das camadas inferiores.

Figura 1: Sistema em Camadas

A vantagem daestrutura em camadas é isolar as funções do sistema operacional, facilitando sua alteração e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos de acesso, protegendo as camadas mais internas.

2.3 Máquinas Virtuais
Máquina Virtual (Virtual Machine – MV) é o nome dado a uma máquina, implementada através de um software, que executa programas como um computador real. Esta pode ser definidacomo uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real, uma cópia de um sistema físico, totalmente protegida.
As máquinas virtuais são extremamente úteis no dia-a-dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma janela, tendo acesso a todos os softwares que precisa.
Resumindo, é uma cópia exata do hardware é feita para criar um ambiente único para execução doprograma, podendo rodar mais de uma máquina virtual em um mesmo hardware ou criar várias máquinas virtuais diferentes para hardware diferentes, mantendo acima dela uma única interface.

2.4 Sistemas Cliente Servidor
Uma tendência dos sistemas operacionais modernos é tornar o núcleo do sistema operacional o menor e mais simples possível. Para implementar essa idéia, o sistema é dividido emprocessos, sendo cada um responsável por oferecer um conjunto de serviços.
A utilização deste modelo permite que os servidores executem em modo usuário, ou seja, não tenham acesso direto a certos componentes do sistema. Apenas o núcleo do sistema, responsável pela comunicação entre os clientes e servidores, executa em modo Kernel. Se um erro ocorrer em um servidor, este servidor pode parar, mas o...
tracking img