Estrutura do sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura do sistema financeiro nacional
Envolvem instituições, bancárias e não bancárias. Há 3 leis básicas:
- Lei nº 4.595, de dezembro de 1964. Dispõe sobre as politicas e as instituiçõesMonetárias, Bancárias e Creditícias. Cria o CNM e o BACEN.
- Lei nº 4.728, de julho de 1965. Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento.
- Lei nº 6.315, de 07dezembro de 1976. Dispõe sobre o mercado monetários, cria a CVM, com atribuições próprias e absorvendo atribuições antes centralizadas no BACEN.
Art. 17º lei 4595/64. Consideram-se instituiçõesfinanceiras, as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moedanacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros. (para efeitos desta lei equiparam-se as instituições financeiras as pessoas físicas que exerça qualquer atividade referida nesteartigo).
As instituições financeiras podem ser divididas em 2 grupos:
a) Intermediárias financeiras: Captam dinheiro através de poupança diretamente do publico, aplicando estes recursos junto àsempresas, através de empréstimos e financiamentos. Ex: Bancos comerciais
b) Instituições auxiliares: colocam em contato poupadores e investidores. EX. Bolsa de valores.
Na mesma situação seencontram-se as sociedades corretoras e distribuidoras, constituindo-se no elemento de ligação entre poupadores e investidores, atuando na colocação de papeis das empresas junto ao público. Outracaracterísticas da instituições financeiras é a capacidade que tem de criar ou não moeda escritural.
Criando moeda escritural, as instituições que, em conjunto, compõem o chamado sistema monetário – umaderivação do sistema financeiro que tem como principal fonte de recursos os depósitos à vista (movimentáveis por cheques) - , que é representado pelo BB.
O sistema financeiro nacional (SFN) é...
tracking img