Estrutura do sistema financeiro nacional e internaciona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPA

ESTUDO DIRIGIDO

SALVADOR
2012

ÍNDICE


ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO 3
ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL 5
DESENVOLVIMENTO DO MERCADO FINANCEIRO: Fatores determinantes 9
A IMPORTÂNCIA DO MERCADO FINANCEIRO NA FORMAÇÃO DA POUPANÇA 11
O MERCADO DE CAPITAIS E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 13
BIBLIOGRAFIA 15

ORIGEM E EVOLUÇÃO DOSISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO

Podemos apontar a vinda da família real portuguesa para o Brasil como um início para o Sistema Financeiro Nacional. Com a vinda da realeza, em 1808, nasceu o Banco do Brasil, primeira instituição financeira do país. Já um segundo marco veio acontecer mais de 100 anos depois: em 1920 quando foi fundada a Inspetoria Geral dos Bancos. Seu objetivo era fiscalizar asinstituições financeiras atuantes da época, que já eram bem mais do que apenas o Banco do Brasil.
Depois da Segunda Guerra Mundial, ocorreu, no mundo todo, uma série de importantes acontecimentos para que a organização financeira mundial pudesse chegar ao que vivenciamos hoje. Exemplos disso é a criação do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o do Banco Mundial. Seguindo esse movimento, o Brasilcriou a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), no ano de 1945. O SUMOC, por sua vez, também tinha a missão de supervisionar a atividades das instituições financeiras, mas tinha um controle maior que a Inspetoria Geral dos Bancos.
Mais tarde, em 1964, o SUMOC mudaria de nome e viraria o que conhecemos hoje como o Banco Central do Brasil. Essa mudança ocorreu por meio da “Reforma Bancária”que, além dessa mudança, criou o Conselho Monetário Nacional (em 31 de dezembro de 1964). Esse conselho tem o poder máximo do Sistema Financeiro Nacional e é responsável por fazer as regras e decidir o melhor caminho para que o sistema financeiro tenha o melhor desempenho possível. Também na “Reforma Bancária” foi decidida a composição original do Sistema Financeiro Nacional. Essa composição ficoucom : Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil, o Banco do Brasil, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES) e as outras instituições financeira, tanto privadas quanto públicas, do Brasil.
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico, BNDES, foi fundado em 20 de junho de 1952. Seu objetivo é ajudar e financiar novos negócios, novos empreendimentos que possam contribuircom o crescimento nacional.
No ano de 1965, se iniciou o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), sendo que seu principal provedor seria o Banco Nacional da Habitação (BNH). No entanto, em 1986, o BNH foi extinto e as suas atribuições foram passadas para Caixa Econômica Federal.
Outro integrante do Sistema Financeiro Nacional é a Comissão de Valores Mobiliários. Ele foi criado em 1976 e, dez anosmais tarde, ocorreu a transferência da autoridade de produção de moedas referentes ao estado, do Banco do Brasil para o Banco Central. Em 1988, entrou em vigor a nova constituição que buscava, entre outras coisas, o equilíbrio econômico. Essa fase foi de crescimento do Sistema Financeiro Nacional, acompanhado de um grande acrescimento da economia privada.
Outro marco importante para a históriaaconteceu em 1995, quando foi criado o Programa de Estímulo à Reestruturação do Sistema Financeiro Nacional ( PROER), que , como o próprio nome diz, visava dar força ao sistema financeiro nacional. E em 20 de junho de 1996 foi criado o Comitê da Política Monetária (COPOM), responsável por definir a taxa básica dos juros aplicadas em território nacional (taxa SELIC).
Antes disso, em 1994, o Brasildava início ao “Plano Real”. Era uma série de medidas que visavam uma recuperação da economia brasileira que estava em baixa. Com a moeda desvalorizada e com uma inflação que fugia do controle, o Brasil estava em uma complicada situação financeira. Entre as medidas do plano, estava a troca da moeda de circulação no país. Foi lançada a moeda Real que, junto às outras medidas tomadas pelo governo,...
tracking img