Estrutura do sistema de ensino no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

RESUMO

A atividade do desafio de aprendizagem permite fixar o que é tratado durante a disciplina e, além disso, consolida os conhecimentos e competências que serão fundamentais para sua vida profissional.
Você vai reconhecer que este trabalho é importante para que você compreenda a estrutura de ensino no Brasil,nos âmbitos federal, estadual e municipal, bem como as incumbências de cada sistema de ensino no Brasil e vai identifique as incumbências de cada sistema de ensino no Brasil.
Por isso, o Desafio de Aprendizagem é uma atividade importante, visto que preenchem o tempo previsto para as Práticas Pedagógicas, elementos imprescindíveis para o cumprimento das exigências de seu curso superior.LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: Organização e estrutura da educação brasileira 8

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 5
2 - DESENVOLVIMENTO 6
2.1 – Estrutura do sistema de ensino no Brasil 6
2.2 – Responsabilidades dos sistemas: federal, estadual e municipal 9
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4 - REFERÊNCIA 11

1 - INTRODUÇÃO

Com a globalizaçãoas mudanças são constantes no nosso cotidiano e com a Educação não é diferente.
Pela relevância do estudo e atualidade do assunto abordado, este desafio abordará através de uma pesquisa textos poéticos, reportagens de fatos atuais de nosso cotidiano e informações, tendo como base os estudos sobre Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil, bem como suas responsabilidades, sob o ponto de vistade autores diversos, para além de ampliar seu conhecimento sobre o tema, atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária, bem como participar da gestão das instituições em que atuem como estudantes e profissionais.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 – Estrutura do sistema de ensino no Brasil

As mudanças são constantes no nossocotidiano e com a Educação não é diferente, as leis educacionais vêm sofrendo mudanças significativas com a criação da LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - os professores devem conhecer e acompanhar essas transformações na vivência do dia a dia, pois a realidade era outra, a legislação criou a LDB para criar regras para as ações e para poder colocar em prática o que era proposto,permitindo a participação de professores, diretores e alunos nessa nova amplitude abrindo novos horizontes e permitindo alguns órgãos a elaboração de normas e delegar autonomias.
Segundo ensina Lourenço Filho, “diretrizes e bases significam linhas de organização e administração de um empreendimento, conjunto de providências que lhe dêem coesão, segundo rumos gerais que a todo o sistemaimprimam unidade funcional.”
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo. Elaborar esse documento é uma oportunidade para a escolaescolher o currículo e organizar o espaço e o tempo de acordo com as necessidades de ensino.
Segundo leituras dos textos propostos, podemos observar que, não há somente uma única estrutura no Sistema de ensino no Brasil e sim vários, de acordo com o artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (lei n 9.394/96).
A educação escolar compõe-se de: Educação básica, formadapela Educação infantil, ensino fundamental e médio, Educação Superior
A básica tem por finalidade desenvolver o aluno dar segurança a formação comum indispensáveis para o exercício de cidadania e ajudá-lo progredir em estudos futuros (art.22), ela pode ser vista também no ensino regular e nas modalidades do EJA (Educação de Jovens e Adultos), especial e educação profissional, sendo que esta...
tracking img