Estrutura de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0.1- Elementos estruturais da narrativa

O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: Narrador, personagens, enredo, espaço e tempo.
- A narração consiste em arranjar uma sequencia de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço á medida que o tempo passa. Pode estar em 1° ou 3° pessoa, dependendo do papel queo narrador assuma em relação á história. Numa narrativa em 1º pessoa, o narrador participa ativamente dos fatos narrados, mesmo que não seja a personagem principal (narrador-personagem). Exemplo: “A última vez que encarei a Vanda, ela tinha os olhos bem abertos e o rosto iluminado pelos fogos de artifício: ouro, prata, azul, verde e rosa." - Budapeste, Chico Buarque” .
Já a narrativa em 3ºpessoa traz o narrador como um observador dos fatos que podem até mesmo apresentar pensamentos de personagens no texto(narrador=observador). Exemplo: “Ele caminhava em direção ao carro do lado de Torval, marchando no mesmo passo. A chuva havia parado. Isso era bom. Sem dúvida, era o que ela devia fazer, mesmo." - Cosmópolis, Don DeLillo.

- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvantes)- Otermo personagem vem do latim, persona(m), cujo significado é, máscara de autor de teatro.
Os personagens são arquitetadas pela fantasia do prosador e atuam no interior da narrativa literária; Têm por função similar pessoas, comportamentos e sentimentos reais. Por isso são constituídas á imagem e semelhança dos seres humanos, e se bem construídas, nela teremos a impressão de pessoas vivendosituações e dilemas semelhantes aos nossos.
Por exemplo, Macunaíma ( que dá título ao romance de Mário de Andrade), é uma personagem que vive uma história, e não uma pessoa que vive a vida real.
O personagem só existe na história se dela participa, ou seja, se nela age ou fala.
Protagonistas e antagonistas: Um texto ficcional apresenta, geralmente, personagens principais e personagens secundários, Ondeo principal é chamado de protagonista da história. E se houver uma personagem que se opõe á personagem principal, como um vilão por exemplo, recebe-se o nome de antagonista.
O protagonista de um texto de ficção pode ter qualidades muito elevadas. Pode ser forte, ou virtuoso, ou inteligente ou corajoso ao extremo. Neste caso, ele é um herói. Mas pode ser que o protagonista não tenha as qualidadesdo herói muito pelo contrário. Nesse caso, ele é um anti-herói.
Um exemplo de anti-herói é Macunaíma, do romance de Mário de Andrade, que o próprio autor afirma ser um "herói sem nenhum caráter".
Coadjuvantes: O mesmo que secundárias, Co-auxiliam no desenvolvimento da história.
- Enredo: O enredo (ou trama, ou intriga) pode-se dizer que é o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação àhistória, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo se organiza em torno de um conflito, ou seja, uma oposição entre os elementos da história e cria no leitor ou ouvinte expectativa em relação aos fatos. O enredo possui as seguintes partes:
Introdução (apresentação): o narrador costumaapresentar os fatos iniciais, as personagens e eventualmente, o tempo e o espaço. A introdução de um texto narrativo é muito importante, porque deve despertar a atenção do leitor e situá-lo diante da história que vai ler.
“ Misael, funcionário da fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa. Prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes e petição demiséria. “
Manoel Bandeira - Tragédia brasileira.
Complicação (desenvolvimento): É a parte do enredo em que é desenvolvido o conflito. Uma narrativa pode ter mais de um conflito. Em um romance ou novela de TV, por exemplo, muitos são os conflitos desenvolvidos ao longo da história.

“ Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura.....
tracking img