Estrutura de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
MBA EXECUTIVO
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU

Pós-Graduandos:
Alexandra da Costa
Darlize Gornicki
Louise Seixas
Rafael Braguini Bevacqua
Tatiana Marinho de Souza

ESTRUTURA DE RH

Trabalho apresentado ao curso MBA Executivo, Pós-Graduação Latu Sensu, Universidade Gama Filho – UGF, como requisito parcial para a obtençãodo Grau de Especialista em Gestão de Pessoas

ORIENTADOR: Prof. Ana Paula Grillo Rodrigues, Msc.

Florianópolis-SC, Marco de 2011

Dedicamos este trabalho a todos que contribuíram, direta ou indiretamente para que conseguíssemos alcançar mais esta vitória, concluindo o presente trabalho para adquirirmos a titulação de pós-graduandos.
SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3
2 ESTRUTURA DE RH 3
2.1 RECRUTAMENTO E SELECÃO 4
2.1.1 Recrutamento 5
2.1.1.1 Recrutamento interno 5
2.1.1.2 Recrutamento externo 5
2.1.2 Selecão 6
2.2 INTEGRACÃO 7
2.3 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 8
2.3.1 Treinamento corporativo 8
2.4 PLANO DE CARGOS E SALARIOS 9
2.4.1 Descricão e analise de cargos 9
2.4.2 Remuneracão 9
2.4.3 Avaliacão de desempenho 11
2.5 CLIMA ORGANIZACIONAL14
2.6 Entrevista de desligamento 16
3 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

A realidade organizacional tem passado por diversas mudanças. O cenário político, econômico e social são inconstantes e a nova configuração mundial fez com que as empresas precisassem alterar seu posicionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos de sua gestão que antes eram praticamenteignorados. Um desses aspectos é o fator humano. Na gestão moderna é preciso que toda e qualquer organização, independente do ramo em que atua e de seu porte, procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrência tem sido significativo nas últimas décadas. E uma das formas mais recorrentes de se tornar mais competitiva é por meio dos recursos humanos de que aempresa dispõe. Agregar talentos à sua equipe de funcionários é uma forma de fazer com que a empresa aumente e melhore sua performance diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores.
Evidenciamos neste trabalho a importância do capital humano como valor agregado no crescimento da empresa. No entanto, de toda abrangência dos processos vinculados à umaEstrutura de RH para a gestão das pessoas, abordaremos principalmente: Recrutamento e Seleção, Integração, Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários e Clima Organizacional.
Para manterem-se competitivas as organizações precisam estar atentas às tendências do mercado e adotar uma postura profissional e flexível para atender às expectativas de clientes cada vez mais exigentes. Seo seu encantamento e fidelização são a ponte para o alcance dos demais objetivos organizacionais, valorizar os benefícios de investir no desenvolvimento de uma estrutura de RH para gerir o maior capital da empresa, as pessoas que nela trabalham, pode ser uma estratégia competitiva rumo ao sucesso.

2 ESTRUTURA DE RH

As pessoas compõem o capital humano de uma empresa, que cada vez maisdestaca-se como diferencial competitivo. Cabe ao setor de Recursos Humanos gerenciá-lo para juntos possam atingir os objetivos organizacionais.
Gil (1994, p. 17) afirma que gestão de pessoas “é a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam na organização para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”.
Sendo assim, em qualquer organização sefaz necessária uma estrutura de RH, por menor que seja, contemplando os processos da gestão de RH que o tipo de negócio exija.
De acordo com Chiavenato (1999), gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do...
tracking img