Estrutura de mercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO LIDERANÇA
DISCIPLINA: Microeconomia
PROFESSOR: Bento de Matos Félix
ATIVIDADE: Estrutura dos Mercados

1. O que significa MONOPSÔNIO e OLIGOPSÔNIO?

Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e várioscompradores. Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador. Nesse caso, chamamos o mercado de oligopsônio.

2. O que quer dizer no texto: mecanismo de feedback?

Porconta do desconhecimento das “preferências dos consumidores” e pela impossibilidade de prever com exatidão as reações do concorrente frente a alteração de preço, faz-se necessário a implantação de um mecanismo de feedback, onde a demanda é que influenciará a produção, ou seja é ela que vai orientar através da previsão de comportamento o que vai ser produzido.

3. Comente: “O impedimento de novasempresas no mercado pode ser justificado pela ausência de concorrentes”.

Se levarmos em conta fatores como: o número de vendedores no mercado, a homogeneidade do produto, a elasticidade da demanda relativamente ao preço, a possibilidade de entrar no mercado, situação do mercado: em crescimento, em declínio ou em estabilidade, como barreiras de impedimento, podemos dizer que justifica aausência de concorrentes.

4. O monopólio técnico pode ocorrer em que situação?

na diferenciação de produto, por exemplo, que decorrem da presença de elementos que fazem com que os consumidores considerem mais vantajoso adquirir um produto de empresas já existentes do que similares oferecidos por novos concorrentes. A intensidade de tais barreiras será tanto maior quanto maiores:tecnologias que estão disponíveis apenas para as firmas já estabelecidas, seja devido a mecanismos legais de proteção da propriedade intelectual, como as patentes, seja devido a dificuldades de imitação que são inerentes ao conhecimento tecnológico, por sua complexidade e presença de elementos tácitos.

5. O oligopólio pode ser definido como: Uma grande quantidade de Vendedores para uma pequena partedo mercado? Explique:
Não. O oligopólio se dá de maneira inversa, pois se estabelece quando há um pequeno número de vendedores para uma grande parte de compradores. A exemplo disso tem as indústrias de bebidas.

6. O que o autor considera como homogeneidade do produto?
Quer dizer que os produtos são homogêneos, idênticos sem nenhuma restrição, as empresas podem entrar e sair domercado sem alguma restrição das demais.

Produto que tenha uma composição perfeita, idêntica, que não oferece nenhum tipo de barreira de restrição, que não acarrete transtorno no índice de produtividade.

7. O que é concorrência monopolística?

Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelasseguintes características:
• Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;
• Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado;• Muitos compradores e muitos vendedores;
• Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos, ou seja, os bens e serviços são heterogêneos;
• Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no...
tracking img