Estrutura de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DE MERCADO

Capítulo 3 – Estruturas de Mercado
Mercado é o local real ou virtual onde compradores e vendedores realizam suas transações comerciais. Portanto, pode-se dizer que existe o mercado de automóveis, de produtos alimentícios, etc. (mercados reais), mas também o mercado eletrônico (virtual) de produtos como livros, CDs, ações, etc.

A concorrência é a rivalidade (disputa)entre dois ou mais entes para conseguir seus objetivos que acaba por organizar os mercados, determinando os preços e as quantidades de equilíbrio. Portanto, quanto mais concorrência existir em um mercado, mais organizado e eficiente eles é.

Os mercados em concorrência imperfeita são aqueles nos quais o produtor ou produtores são suficientemente grandes para influenciar o preço e as quantidadesoferecidas em determinado mercado. Ou seja, o preço nesse mercado é determinado pela intervenção ativa dos ofertantes. Em geral, quanto mais elevado o número de participantes de um mercado, mais competitivo ele será.

As interações entre oferta e demanda de determinado produto, portanto, serão ditadas pela estrutura de mercado de cada bem em particular. Além disso, as características do mercadode um produto específico variam de uma região para a outra. Em países desenvolvidos, por exemplo, a probabilidade de haver muitas empresas ofertando o mesmo produto é grande. Nesse caso, a maior concorrência entre os vendedores (fornecedores) daquele produto tende a reduzir o preço de equilíbrio de mercado, beneficiando os consumidores. Essa concorrência é ainda maior se a economia for aberta àsimportações. Em economias mais fechadas, com pouca oferta de produtos estrangeiros, e poucas empresas no mercado (caso dos países em desenvolvimento), os preços de mercado se estabelecem em patamares mais elevados, pois há menos concorrência entre os ofertantes.

As várias estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três importantes características:
• Do número de empresas quecompõem esse mercado;
• Do tipo de produto ofertado (idênticos ou diferenciados);
• Se existem barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

3.1. Concorrência Perfeita
A estrutura de mercado da concorrência perfeita é aquela onde há um grande número de empresas vendedoras (ofertantes) de um determinado produto, de tal forma que nenhuma delas isoladamente consegue afetar os níveis deoferta do produto no mercado e, conseqüentemente, o preço de equilíbrio nesse mercado. Também há um número grande de compradores, de tal forma que, isoladamente, não conseguem exercer influência sobre o preço de equilíbrio. As empresas nesse tipo de estrutura de mercado utilizam o preço como balizador de sua estrutura de custo.

Para que um mercado seja considerado de concorrência perfeita, asseguintes condições devem prevalecer:
• Ser composto por um número grande de empresas (mercado atomizado);
• Não existir diferenciação entre os produtos ofertados (produtos homogêneos);
• Não existir barreiras para o ingresso de novas empresas ou a sua saída;
• Todas as informações sobre lucros, preços, etc. devem ser conhecidas por todos os participantes do mercado(transparência);

Nos mercados de concorrência perfeita, no longo prazo, não existem lucros extraordinários, mas apenas os lucros normais que remuneram o empresário ou acionista. Ou seja, remunera seu custo de oportunidade.
Se temporariamente houver lucro extraordinário no mercado em concorrência perfeita, isso atrairá novas empresas para o mercado, pois não há barreiras de acesso aos novos entrantes. Com oaumento da oferta, representado pela produção dos novos entrantes, os preços caem, reduzindo os lucros extras até que só existirão novamente os lucros normais. O exemplo prático mais próximo dessa estrutura de mercado teórica é o de produtos hortifrutigranjeiros.

Quanto mais dividido o poder de influenciar as condições de mercado, menos eficazes serão as ações que objetivam manipular a...
tracking img